Com período chuvoso, Juazeiro intensifica combate ao Aedes Aegypti

   

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e de outras arboviroses.

 

A diretora da Vigilância em Saúde, Nara Hellen, explica que o município também realiza o monitoramento viral dos exames laboratoriais mediante as notificações. “São repassados para o Núcleo de Endemias, os casos confirmados para que seja realizado bloqueio no local do foco, assim como realiza a investigação de óbitos suspeitos dessas arboviroses”, afirma.

 

Além disso, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Endemias faz, diariamente, o trabalho preventivo, com orientações à população nas residências e estabelecimentos comerciais.

 

O período chuvoso exige maiores cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A orientação fundamental para reduzir e evitar a proliferação é não deixar água acumulada em recipientes nos quintais”, lembra Nara Hellen.

 

Materiais como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, vasos de plantas e também recipientes jogados em lixo descoberto precisam ser vistos, diariamente, para evitar potenciais criadouros.