Somente quatro de cada cem linhas de telefone no país fazem parte do serviço Não Me Perturbe, que evita o disparo de ligações de telemarketing. É o que mostra balanço divulgado pela Conexis, a organização que reúne empresas do setor, com base nos números de 2022. Existem 288,6 milhões de celulares e telefones fixos no Brasil. Apenas 11 milhões – ou 3,8% do total – optaram por não receber as chamadas no ano passado, contra 9,5 milhões em 2021.
Cabe destacar que o Não Me Perturbe nacional é uma iniciativa do setor, com aval da Anatel, e que inclui ligações com ofertas de telefonia e de crédito consignado.
O estado de São Paulo sai na frente, com 5,17 milhões de números cadastrados na plataforma. Proporcionalmente falando, o Distrito Federal tem 7,1% da base de telefones presentes no Não Me Perturbe.
A iniciativa existe desde julho de 2019. Qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente e o prazo é de 30 dias para que as ligações telefônicas com telemarketing parem de acontecer. Importante também dizer que o Não Me Perturbe não engloba ligações de cobrança ou de solicitação de doações
Além disso, a plataforma tem evidentes limitações por não incluir outros setores da economia, mas tão somente as operadoras de telecomunicações e as instituições bancárias. O diretor de regulação e autorregulação da Conexis, José Bicalho, explica em nota que o serviço não bloqueia, por exemplo, ligações de planos de saúde ou redes varejistas.
Os abusos no telemarketing são uma reclamação contínua dos consumidores, que continuam a receber ligações com propaganda, mesmo depois de se cadastrarem em serviços como o Não Me Perturbe. O Brasil terá uma lista oficial de empresas com pior telemarketing – uma espécie de ranking da vergonha – até o fim de janeiro, conforme revelado pelo TechTudo nesta terça-feira (17). O projeto está em fase de finalização na Anatel.
Fonte: TechMundo