Melhor resultado da história: 24.403 estudantes da rede pública do Ceará foram aprovados no Ensino Superior em 2024

A rede pública cearense não para de celebrar resultados históricos na educação. Em 2024, foram 24.403 estudantes aprovados em instituições públicas e privadas de Ensino Superior. O governador Elmano de Freitas divulgou os números nesta terça-feira (29), durante o lançamento das ações do projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Autoridades, professores e estudantes marcaram presença no evento.

Com muito orgulho, o governador destacou que o número de aprovados confirma o investimento público em infraestrutura, educação em tempo integral e valorização dos professores.

“Estamos muito orgulhos pelos nossos alunos e alunas, professores, gestores. Dá muito orgulho para o povo cearense. Nós sabemos que ainda temos muitos passos para avançar  a fim de garantir que toda escola seja em tempo integral, continuar a valorizar o nosso professor, valorizar a qualificação profissional. Nós estamos acelerando os passos para colher melhores resultados da educação do Ceará”, pontua Elmano de Freitas, reafirmando a universalização do tempo integral no estado e agradecendo a parceria com o Governo Federal que possibilita o acesso dos alunos ao Programa Pé-de-Meia.

Em 2023, foram mais de 22.531 aprovados. Além disso, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a rede do Ceará foi líder entre as públicas do Brasil com maior número de estudantes atingindo notas acima de 950 pontos na redação. O Ceará também foi destaque com 100% dos concluintes do Ensino Médio na rede pública inscritos Exame do ano passado.

Conquista coletiva

Escolas diferentes, histórias compartilhadas. João Pedro Uchoa, Júlia Lourenço, Luiz Fernando da Silva e Maria Karine dos Santos fazem parte dessa conquista que resulta do desempenho individual e do esforço de muitos.

Primeiro da família a ser aprovado no Ensino Superior, João Pedro, 18, é egresso da Escola de Ensino Médio Doutr César Cals, em Fortaleza, e no ano passado foi aprovado na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), optando pelo curso de Licenciatura em Matemática na UFC.

“Meu pai, que é técnico em Informática, queria ser professor de Física. Eu fui aprovado em Matemática, então o sonho dele foi realizado também. Não era só um sonho meu, era de toda a família”, conta.

Júlia Lourenço, 18, é egressa do Colégio da Polícia Militar do Ceará, em Fortaleza. Ela foi aprovada em Medicina na Uece e Enfermagem na UFC, escolhendo o curso de Medicina. Ao todo, 136 estudantes de escolas públicas foram aprovados em Medicina no ano passado.

“Meu pai é motorista particular e minha mãe é professora. Eu não tenho nenhum médico na família. Meus pais ficaram muito felizes mundo. O pessoal que me conhece no bairro [Barra do Ceará] chorando, se emocionando, todo mundo ficou muito, assim, feliz”, relata.

Júlia diz que um curso na área da Saúde era o sonho desde a infância, mas ficou em dúvida com a escolha ao longo da 3ª série. O apoio da família e da escola, incluindo o Enem: Chego Junto, Chego Bem foram decisivos.

“Na reta final eu fiquei meio perdida sobre o que eu queria. Foi minha Professora Diretora de Turma que me ajudou a escolher Medicina de novo. Ela foi aquele apoio maior”, acredita.

Morador da comunidade Quilombola do Alto Alegre, em Horizonte, Luiz Fernando da Silva, 18, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Ramalho da Silva. Ele foi aprovado em Física no Instituto Federal do Ceará (IFCE). “Muitos da minha família conseguiram ir até o Ensino Médio, eu fui o primeiro a conquistar isso [Ensino Superior]. Senti um pouco de medo, mas superei. A alegria é enorme”, acrescenta.

Natural de Itarema, Maria Karine, 18, concludente da Escola Indígena Tremembé José Cabral de Sousa, foi aprovada em Farmácia em uma IES privada. “É muito gratificante ver que a gente consegue realizar nossos sonhos, devolver para nossa comunidade e expandir nossos horizontes”, ressalta.

Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025

Para motivar ainda mais os estudantes cearenses, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou a edição deste ano do Enem: Chego Junto, Chego Bem. A iniciativa, desenvolvida desde 2012, mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O objetivo é engajar as escolas em diversas ações organizadas em sete etapas ao longo de todo o ano letivo: documentação; isenção da taxa; inscrição; motivação; preparação; #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior. A ação é realizada de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas, com eventos como Enem Não Tira Férias e AoGosto do Aluno.

De acordo com a titular da Seduc, Eliana Estrela, quase 100% dos alunos da rede estadual já solicitaram a isenção na taxa de inscrição do Enem 2025 – etapa cujo prazo foi prorrogado até 2 de maio. A Seduc estima 111.260 mil estudantes da 3ª série e EJA aptos a fazer o Exame 2025.

“Para nós é muito importante que nossa juventude acredite no seu potencial. O Enem Chego Junto, Chego Bem faz parte da nossa escola, da nossa rotina, exatamente para isso. E o principal, o abraço do professor, do diretor e dos colegas, incentivando”, enfatiza a secretária.

A preparação já está intensa. É o que afirma o trio formado pelas gêmeas Suzianne e Suzanne Barros e a colega Letícia Santos. As três cursam a 3ª série e o técnico em Enfermagem na Escola Estadual de Educação Profissional Maria José Medeiros, na Capital. Eles desejam ingressar em Medicina e/ou Enfermagem.

“Até ano passado fizemos o Enem como treineiras. Já pedimos nossa isenção para este ano. Nós já estamos participando de atividades e simulados”, conclui Suzianne.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos