Ex-deputado George Santos é sentenciado a sete anos de prisão nos EUA

O ex-deputado George Santos foi condenado nesta sexta-feira (25) a mais de sete anos de prisão por roubo de identidade qualificado e fraude eletrônica, decorrentes de atividades fraudulentas durante uma campanha eleitoral de meio de mandato de 2022.

O juiz decidiu que ele deve se entregar até o dia 25 de julho.

A sentença representa uma derrota para o ex-deputado republicano de Nova York, que se declarou culpado em agosto.

Na época, ele também foi condenado a pagar uma restituição de US$ 373.000 como parte de um acordo.

O Departamento de Justiça solicitou uma pena de prisão superior a sete anos para Santos, enquanto ele solicitou ao tribunal a pena mínima de dois anos.

Santos, que representou partes de Long Island e Queens durante seu breve e escandaloso mandato no Congresso, foi expulso da Câmara no final de 2023, após o Comitê de Ética da Câmara divulgar um relatório sobre “conduta ilegal e sem acusação” adicional de Santos.

Ele causou choque e polêmica no Capitólio com revelações de que havia inventado grande parte de sua história de vida e também enfrentava quase duas dúzias de acusações federais.

Entre elas estão alegações de fraude relacionada ao seguro-desemprego da Covid-19, desvio de verbas de campanha e mentiras sobre finanças pessoais em relatórios de divulgação da Câmara.

O ex-parlamentar sobreviveu a tentativas anteriores de destituí-lo do cargo e, inicialmente, se declarou inocente das acusações em 2023.

Ele tentou concorrer em outro distrito de Nova York como independente no ano passado, antes de desistir da candidatura ao Congresso depois de cerca de um mês e, mais tarde, se declarou culpado poucas semanas antes de ser julgado pelas acusações federais.

Fonte: CNN Brasil 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos