A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) convoca empreendedores cearenses que atuam na área socioambiental a se inscreverem no Cadastro Nacional de Negócios (Cadimpacto), iniciativa do Ministério do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que visa mapear empresas, projetos e atividades comerciais que geram impacto positivo, aliados à sustentabilidade financeira. As inscrições no Cadimpacto estão abertas e seguem até o dia 30 de junho.
O Cadastro oferece a possibilidade de atrair investimentos e parcerias estratégicas para os empreendedores que se cadastrarem na plataforma. De acordo com o MDIC, o intuito é mapear e dar visibilidade a empresas, iniciativas e atividades comerciais que combinem resultados financeiros com impacto socioambiental positivo.
Atualmente, além do Ceará, Alagoas, Espírito Santo e Rio Grande do Norte já aderiram ao sistema. O painel apresentará o balanço e perspectivas sobre o processo e a articulação da sociedade civil e das unidades federativas com a Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) do MDIC.
O acesso ao Cadimpacto pode ser feito por meio do link https://cadimpacto.mdic.gov.br/ , onde empreendedores preencherão o formulário de inscrição. Os critérios de negócios elegíveis da plataforma são:
Ter a missão de gerar impacto social ou ambiental positivo;
Apresentar um modelo de negócio financeiramente viável;
Reinvestir parte dos lucros para ampliar o impacto;
Estar em qualquer estágio de desenvolvimento – da ideia inicial ao negócio consolidado
Eventuais dúvidas que surjam sobre o Cadimpacto ou seu emprego poderão ser esclarecidas por meio do e-mail: cadimpacto@mdic.gov.br.
Para o secretário da SDE, Domingos Filho, “a iniciativa trata-se de uma política pública inovadora e estratégica que chega para beneficiar milhares de empreendedores cearenses do segmento socioambiental do estado. Está alinhada ao desenvolvimento econômico e sustentável do Ceará visto que visa melhorar, por meio de dados relevantes, a mensuração do ecossistema e iniciativas tanto do setor civil como público de nosso estado, e de todo o país também. Estamos com boas expectativas para alcançarmos o máximo de cadastros realizados e com isso evidenciar a efetiva atuação de nosso estado através das empresas que exercem atividades na área socioambiental”, declara o gestor.
No Ceará, além da SDE, a ONG Somos Um é uma das instituições que fazem parte do Comitê Estadual de Negócios de Impacto no Estado (Ceni), que visa fortalecer o apoio a novos negócios, além de propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto. A Somos Um também atua nas articulações para que empresas possam se registrar no Cadimpacto.
Deixe um comentário