Disque-Denúncia 181 da SSPDS tem aumento de 14% nas informações recebidas no 1º trimestre de 2025

Informações relevantes sobre suspeitos de participação em crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e homicídios estão entre os relatos encaminhados para o Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O serviço, que recebe as informações de maneira sigilosa, garantindo o anonimato do denunciante, cresceu 14% no recebimento de denúncias entre janeiro e março de 2025, com 2.715 registros neste primeiro trimestre, contra 2.380 registros no mesmo período, em 2024. Os dados foram extraídos pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).

Para o coordenador de Inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel, o serviço se mostra eficaz e o crescimento constante nas denúncias recebidas é sinal da credibilidade conquistada pelo canal. “Hoje o serviço atende por três canais, três formas de comunicação: ligação, WhatsApp e pelo canal mais recente, que lançamos no ano passado: o site. Em qualquer um deles, a população pode repassar dados relacionados a um crime que está acontecendo ou já aconteceu, além de informações sobre criminosos procurados pela Justiça, além de informar sobre alguma situação atípica que esteja sendo vivenciada no local onde esta pessoa mora ou tem conhecimento. O Disque-Denúncia 181 garante o sigilo da informação e da fonte. Ou seja, é preservado quem repassou a denúncia e como essa informação é trabalhada também impossibilita que a fonte seja identificada. Reforçamos: a participação da população é valiosíssima nesse aspecto. Com ela, as nossas Forças de Segurança conseguem ter dados mais precisos acerca de fenômenos criminosos”, detalhou.

As denúncias podem ser repassadas por ligação, mensagem de áudio, texto, foto, vídeo ou pelo e-denúncia. Neste primeiro trimestre, foram recebidas 1.044 denúncias referentes a tráfico de drogas, 120 denúncias sobre maus-tratos a animais, 106 denúncias sobre crimes de homicídio, entre outras situações. A partir da informação gerada, são coletados mais dados que vão assessorar o trabalho ostensivo e investigativo das Forças de Segurança do Ceará.

Entre as ações recentes que contaram com apoio de informações obtidas via Disque-Denúncia 181, está a captura de um casal investigado por integrar um grupo criminoso em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. As prisões aconteceram em fevereiro de 2025 e são resultado de uma ação conjunta. Além do casal, foram apreendidos: fuzil, munições, granadas artesanais e uma quantidade de maconha. Já no último dia 26 de março, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou um homem suspeito de tráfico de drogas, no bairro Bonsucesso (AIS 6), em Fortaleza. Com ele, os policiais civis apreenderam uma quantidade de cocaína e um celular.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos