Ao menos sete prefeitos, deputados estaduais, secretários de estado, vereadores da Região do Cariri e diversas lideranças políticas acompanharam o deputado José Guimarães e sua comitiva nos municípios de Mauriti, Salitre, Araripe e Barbalha este fim de semana. No total, os eventos reuniram cerca de 3 mil pessoas.
Entre sexta (25) e sábado, os encontros foram estratégicos para consolidar o projeto do Partido dos Trabalhadores de eleger um senador em 2026, além de organizar o Processo de Escolha Interna (PED) marcado para o dia 6 de julho em todo o Brasil.
Os prefeitos usaram o tempo de fala para afirmar o apoio a Guimarães, uma vez confirmada a sua pré-candidatura. Além deles, os deputados do PT Fernando Santana, De Assis Diniz, Nizo Costa e Moisés Braz também acertaram apoiar o líder do governo Lula em um eventual pleito.
O projeto
De acordo com Guimarães, trata-se de um projeto nacional do Partido dos Trabalhadores ocupar uma vaga na bancada do Senado Federal. O parlamentar vem sendo apontado como favorito pela militância e prefeitos cearenses.
Em seus discursos, ele passou a afirmar que, caso essa seja a decisão final, está disposto a se colocar na disputa. “A missão do PT é eleger bons nomes para o Senado e combater o bolsonarismo. Não há, no entanto, uma decisão acertada, estamos conversando. Ocorrerá no momento correto”, ponderou.
Participaram dos eventos o prefeito Guilherme Sampaio Saraiva (Barbalha), João Paulo Furtado (Mauriti), Rondilson de Alencar Ribeiro (Salitre), José Paulino Pereira, conhecido como Zé Gordinho (Araripe), Mônica Rosany Pereira Mariano (Jati), Leonardo Pereira de Brito Neves (Nova Olinda) e Antonio Fernando Coutinho (Jardim).
Chapa de deputados
Esse movimento é estratégico para o grupo político que governa o estado. Isso porque uma vez como pré-candidato ao Senado, Guimarães passa a apoiar as pré-candidaturas a deputados federais.
O atual deputado estadual e Secretário dos Recursos Hídricos Fernando Santana e a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Icó Laís Nunes poderão herdar votos de Guimarães.
Os dois participaram de todos os eventos e discursaram em apoio ao parlamentar do PT.
No mesmo sentido, os encontros também jogaram luz à reeleição dos deputados estaduais petistas presentes nas agendas.
PED
Chamados de “plenárias”, os encontros organizados pelo Campo Democrático do PT servem também para organizar a militância em torno do PED. A expectativa é que haja um nome de consenso para presidir o partido a partir do próximo ano.
O nome indicado para presidência deverá ser anunciado em breve, em um alinhamento prévio da vertente com o ministro Camilo e o governador Elmano de Freitas.
“Eu, o ministro e o governador estamos tratando disso, a ideia é que a gente indique o nome em nível nacional e eles possam apontar um quadro para disputar o PT de Fortaleza”, afirmou o parlamentar.
No próximo fim de semana Guimarães deve replicar a agenda em Limoeiro do Norte e região. O parlamentar se prepara também para integrar a comitiva do presidente Lula em viagem oficial à Rússia, no dia 10 de março.
Deixe um comentário