Com o objetivo de responder à demanda de atendimento a pessoas idosas no Estado, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) assina nesta quarta-feira (2) o Termo de Fomento para o projeto “Centro de Reabilitação Visual”, da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), contemplando pessoas idosas cegas ou com baixa visão. Para celebrar a iniciativa e promover o bem-estar, integrantes do projeto participarão de atividades de socialização como arteterapia, arte e ofícios, prática de yoga e apresentações musicais, a partir das 14h, no Instituto de Cegos do Ceará.
Com recursos captados pelo Fundo Estadual da Pessoa Idosa do Ceará (FEICE), a SAC receberá um investimento de R$ 914.963,00, que serão destinados à reforma e ampliação de sua infraestrutura, visando aumentar a capacidade de atendimento para cerca de 300 pessoas idosas em 2025.
Qualidade de vida
“O FEICE é um importante instrumento em benefício das pessoas idosas no nosso estado e essa parceria é um grande passo para garantir uma vida mais digna para essa população. A gente celebra e ressalta o trabalho do Governo do Estado de seguir avançando com políticas afirmativas e inclusivas”, pontua a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
O “Centro de Reabilitação Visual” visa proporcionar inclusão social, melhoria da qualidade de vida e assistência no desenvolvimento das potencialidades de pessoas idosas com deficiência visual. O projeto, que foi o primeiro contemplado pelo FEICE neste ano, reforça o compromisso do Estado do Ceará com a implementação de políticas públicas voltadas a esse público.
Em 2024, o FEICE investiu mais de R$1 milhão em projetos voltados à saúde, socialização e lazer para idosos. Para 2025, além dessa, novas iniciativas serão contempladas, fortalecendo cada vez mais a dignidade e a garantia de direitos das pessoas idosas no Ceará.
Imposto de Renda
A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais. É possível destinar até 6% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Fundos dos Direitos do Idoso, com limite de até 3% para cada fundo.
Ou seja, é possível contribuir com 3% do imposto devido para o FEICE e promover a melhoria da qualidade das pessoas idosas do Ceará. Os contribuintes podem fazer isso destinando diretamente ao Fundo, no momento da declaração completa do ano-base, doando e lançando como uma Dedução no próximo IRPF. Em 2025, os contribuintes devem declarar o Imposto de Renda até o dia 30 de maio, segundo a Receita Federal.
Deixe um comentário