A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (29), o Seminário “Autismo em Pauta: Caminhos para Inclusão”, no Auditório Vereador Amarílio Pequeno da Silva. O evento reuniu mães e pais atípicos, vereadores, representantes do município, Conselho Tutelar e especialistas para um importante diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo informação, conscientização e empatia.
A programação contou com palestras da médica pediatra Dra. Denise Barros, da médica psiquiatra Dra. Taise Vasques, da psicopedagoga Sarita Bezerra e da psicóloga Evelyn Batista, que abordaram desde o entendimento do TEA até os desafios enfrentados pelas famílias e a necessidade de políticas públicas inclusivas. O seminário proporcionou um momento singular de escuta, troca de experiências e aprendizado coletivo, reafirmando a importância da informação como ferramenta essencial para promover a inclusão de pessoas neurodiversas. As falas das especialistas reforçaram a urgência de fortalecer o apoio aos familiares e de ampliar as redes de cuidado e acolhimento às crianças com TEA.
Logo após o seminário, foi inaugurado o “Espaço Acolher”, um ambiente de acolhimento e integração sensorial voltado para crianças de até 14 anos. O espaço foi pensado para oferecer bem-estar às crianças e também servir como ponto de orientação para pais e responsáveis, com atendimento feito por agendamento e planejamento conjunto com os profissionais parceiros. A programação completa e os horários de atendimento serão divulgados em breve.
Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte reafirma seu compromisso com a inclusão e o cuidado com as famílias atípicas. O seminário e a inauguração do novo espaço encerram com chave de ouro o calendário de ações do Poder Legislativo juazeirense durante o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.
Deixe um comentário