Barbalha inicia projeto “Mulheres Plantando Esperança” com horta comunitária no bairro Malvinas

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), deu início nesta quinta-feira (03), ao projeto “Mulheres Plantando Esperança”, uma iniciativa que une sustentabilidade, segurança alimentar e inclusão social. O projeto acontece na horta comunitária ligada à cozinha comunitária Minerva Dias de Sá Barreto, no bairro Malvinas, e será cuidada por mulheres da comunidade em situação de vulnerabilidade.

O pontapé inicial do projeto aconteceu com a limpeza do espaço para o início da horta. A proposta é fortalecer a autonomia das mulheres participantes e garantir legumes e hortaliças para a cozinha comunitária, que atende famílias em situação de insegurança alimentar. Os produtos cultivados irão suprir a demanda do espaço, e o excedente poderá ser levado para as casas das mulheres, possibilitando uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social (SAS), a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e o Balneário do Caldas.

Segundo Sandoval Barreto, secretário de assistência social, a ideia é expandir. “Esse é o projeto piloto que no futuro pode ser expandido para outros equipamentos da assistência social onde temos espaços ociosos que podem multiplicar essa ideia.”, declara o secretário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos