1º trimestre de 2025 encerra com redução de 27,2% nos roubos no Ceará

Levantamento aponta que o 1º trimestre de 2025 é o melhor resultado de CVP no Ceará, Fortaleza e Sul de toda a série histórica

O Ceará registrou a redução de 27,2% nas ocorrências de roubo em todo estado, no primeiro trimestre de 2025. Todas as regiões do estado também registraram retração no período. É o melhor resultado do índice de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no Ceará, em Fortaleza e na região Sul (considerando os primeiros trimestres) de toda a série histórica, iniciada em 2009.

Entre janeiro e março de 2025, o Ceará registrou 7.096 ocorrências de CVPs, ante as 9.750 contabilizadas no primeiro trimestre do ano passado. Comparativamente, foram 2.654 menos ocorrências de roubo, considerando a abrangência dos 196 municípios cearenses. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Agradeço às nossas Forças de Segurança pelo empenho na redução desse crime que tanto incomoda a população, como também frisar que o Governo do Ceará, através do programa Ceará contra o Crime, implanta estratégias que contribuem, e muito, para essa redução. Como são os programa Meu celular, que já devolveu mais de 6 mil aparelhos celulares, desde a sua implantação no mês de abril do ano passado; o programa Segurança no Ponto; e o programa Moto Seguro, ambos contribuindo para essa redução da criminalidade violenta no que diz respeito ao patrimônio”, comemorou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

“A reestruturação das Forças de Segurança e o aumento do efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará têm nos permitido um trabalho de inteligência e tecnologia. Junto às análises da Supesp, pudemos colocar mais efetivo nas regiões que possuíam uma mancha criminal significativa nos índices de CVPs e, assim, realizamos a prevenção desses crimes. Por fim, a prevenção é reforçada com o trabalho da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da inteligência policial e, com as investigações, temos conseguido identificar os autores e entregá-los para a Justiça”, explicou a metodologia o secretário Roberto Sá.

Redução nos índices de CVP na Capital e RMF

Comparativamente, a redução trimestral no número de CVPs em Fortaleza foi ainda mais intensa, com -31,3%. O levantamento da Supesp aponta que, em Fortaleza, foram registrados 4.753 ocorrências de CVPs no primeiro trimestre de 2025, ou seja, 2.164 ocorrências de roubo abaixo dos 6.917 roubos registrados no mesmo período do ano passado.

Também houve redução quando considerados os 18 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A região finalizou o trimestre com 1.320 casos, enquanto que o mesmo período de 2024 registrou 1.495 ocorrências. A análise contabiliza uma redução de 11,7% na área mais densamente povoada de todo o Estado.

Interior Sul e Norte

No Interior Norte e no Interior Sul, as reduções foram de 25% e 21,9%, respectivamente. No comparativo trimestral de 2025 e 2024, a diferença no número de roubos da região Norte chegou a 178 casos a menos, com 533 casos registrados entre janeiro e março deste ano, ante as 711 ocorrências registradas no ano passado.

Na região Sul do Ceará, foram 137 casos a menos. O resultado dos três primeiros meses de 2025 teve a marca de 490 casos, ante as 627 ocorrências contabilizadas no ano passado.

Furtos

Outro índice a ser destacado é a redução no número de furtos em todo estado do Ceará. O comparativo divulgado pela Supesp aponta uma retração de 5,7% nas ocorrências de furto nos meses de janeiro a março de 2025. Foram 820 ocorrências a menos: 13.642 casos de furtos registrados no primeiro trimestre deste ano, ante as 14.462 ocorrências registradas no ano passado.

Em relação a esse tipo de crime, as reduções mais significativas foram no Interior Sul (-17%), na Região Metropolitana de Fortaleza (-9%) e no Interior Norte (-6,8%). Na região Sul, foram registradas 439 ocorrências de furto a menos no comparativo trimestral de 2025 e 2024: 2.142 casos de furto entre janeiro e março 2025, ante as 2.581 ocorrências do ano passado.

Também a redução aparece na RMF. O resultado trimestral deste ano aponta uma redução de 173 casos a menos: foram 1.757 ocorrências entre janeiro e março de 2025, ante as 1.930 contabilizadas no mesmo período do ano passado. No Interior Norte a redução foi de 104 a menos, com 1420 casos registrados neste ano, ante as 1.524 ocorrências contabilizadas no ano passado.

O número de furtos em Fortaleza também caiu. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 8.323 casos, frente aos 8.427 no mesmo período do ano passado, uma redução de menos 104 ocorrências no período.

Ceará Contra o Crime

O programa Ceará Contra o Crime reúne diversas iniciativas para fortalecer a Segurança no Estado e que têm contribuindo para a diminuição dos índices dos CVPs. Dentre elas, destacam-se os programas “Segurança no Ponto”, “Meu Celular” e “Moto Segura CE”. O primeiro, lançado em março de 2024, reforça a presença da polícia ostensiva em locais onde as pessoas embarcam e desembarcam em transportes coletivos, com pontos definidos através de levantamentos estatísticos.

Já o programa Meu Celular que auxilia as Forças de Segurança do Estado na recuperação de aparelhos celulares roubados, furtados e/ou perdidos. O último balanço da ação, divulgado em fevereiro deste ano, aponta que já foram devolvidos 6 mil aparelhos celulares aos reais proprietários. Por último, o programa Moto Segura CE, no qual o estado realiza o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas, por meio da comunicação instantânea com as Forças de Segurança.

Por fim, as últimas ações anunciadas pelo Governo do Ceará e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram a entrega da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, o decreto de reestruturação das Forças de Segurança e o lançamento do concurso da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com 1000 vagas para todo o Estado do Ceará.

Benefícios para os agentes

Além das ações já elencadas pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, as Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), lançadas em fevereiro deste ano, são um estímulo a mais para os agentes das Forças de Segurança. Com um orçamento anual de R$ 160 milhões, a ação tem como objetivo reduzir a violência e a criminalidade e melhorar a produtividade, além de ampliar a integração entre os órgãos.

Cada órgão teve sua meta anual pré-estabelecida. Para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o objetivo será reduzir, no Estado, os índices de Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) em 11% e Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) em 15%. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce), por sua vez, buscará um aumento de 8,5% no número de laudos emitidos neste ano.

Redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais

A atuação das Forças de Segurança também resultou em uma redução de 11% nos registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. Considerando o período avaliado, esse é o melhor resultado de CVLI no Ceará desde 2019.

Por Ascom SSPDS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos