Forças de Segurança do Ceará ganham reestruturação com assinatura de decretos por parte do governador Elmano de Freitas

Com a regulamentação, os serviços serão otimizados e descentralizados em todo estado

Com o objetivo de descentralizar, otimizar e intensificar serviços em todo o território cearense, o governador Elmano de Freitas assinou sete decretos regulamentando a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará. O ato aconteceu, nesta segunda-feira (31), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. As mudanças irão atingir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

“Considero uma mudança muito importante. Teremos uma nova configuração positiva. Importante lembrar que isso só foi possível graças à aprovação das nossas proposições por parte da Assembleia Legislativa. Paralelamente aos decretos de hoje, estamos também iniciando os concursos para essas instituições. Essas mudanças não ficarão apenas nas intenções da lei, vamos implementar na vida real”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Para a SSPDS será criada uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá, além da chegada de novos núcleos em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo. Outros cargos e setores também serão implementados. Titular da pasta, Roberto Sá comemorou as mudanças. “Gostaria de agradecer essa sensibilidade e mobilização do governador em reestruturar e modernizar as nossas forças. Com essas modificações teremos melhores condições de trabalho, o que também aumenta o tamanho da nossa responsabilidade em cima das demandas com a sociedade”, disse.

Polícias

A PMCE ganhará quatro comandos operacionais: um na Capital, um na Região Metropolitana de Fortaleza, um no Interior Sul e um no Interior Norte. Também serão implementados nove batalhões, 19 companhias ligadas a diversos batalhões, entre outras ações. Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sinval da Silveira Sampaio agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Teremos uma atenção mais específica para diversos setores no estado. Com os novos batalhões, teremos uma maior capilaridade nos municípios. A sociedade vai estar mais próxima da PMCE por meio da territorialização”, comentou.

“Hoje o Ceará tem quatro comandos regionais e passará a ter oito. Isso favorece o maior conhecimento do território, com os batalhões, companhias. Quanto mais controle de território, mais condições temos de dar segurança ao cidadão”, complementou o governador Elmano de Freitas.

Com a reestruturação, a Polícia Civil passará a contar com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Também serão criadas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência. Delegado-geral da instituição, Márcio Gutierrez chamou a assinatura do decreto de dia histórico. “Hoje é um dia histórico para a PCCE. Iniciamos o dia inaugurando a segunda Delegacia de Defesa da Mulher, um pleito histórico. A reestruturação traz modernização para a instituição. Teremos 66 delegacias em todo o estado que não estavam incorporadas, a criação de novos  departamentos, delegacias, fortalecendo assim o nosso poderio contra o crime”, afirmou.

Mais reestruturação

O CBMCE também ganhará novos batalhões, como o de Salvamento Marítimo (BSMar) e o de Prevenção Institucional (BPI). Também serão criadas novas coordenadorias, modernizando os serviços. O coronel Cláudio Barreto, comandante-geral da instituição, ressaltou as melhorias atreladas à reestruturação. “Tenho certeza que estamos vivendo um momento histórico, não só para o CBMCE, como também para todas as forças de segurança. Com essa modernização, iremos melhorar e ampliar os nossos trabalhos. É um verdadeiro sonho para nós”, pontuou.

A Pefoce irá ampliar sua área de atuação em todo estado com a chegada de três Coordenadorias de Perícia Regionalizadas: Sul, Norte e Central. Também serão implementadas dez células de gestão do núcleos do Interior, 23 novos núcleos de Perícia e quatro coordenadorias na Sede: inteligência, custódia, vestígios forenses e segurança da informação e desenvolvimento institucional. Perito-geral, Júlio Torres agradeceu os investimentos por parte do Governo do Ceará. “Hoje é um dia importante. Com essas mudanças, a Pefoce passará a ter um local de destaque a nível nacional. São diversos investimentos e com essa reestruturação a Pefoce terá um ganho enorme”, comemorou.

“Estamos investindo mais de R$ 15 milhões em equipamentos para a Pefoce. Nos orgulha muito ter equipamentos que só o Ceará possui, facilitando o trabalho dos nossos profissionais. Isso também fortalece o trabalho do Ministério Público e do Judiciário, municiando com o maior número de provas robustas nas investigações”, lembrou o governador Elmano de Freitas.

Capacitação e informação

Visando a integração das forças de segurança, a Aesp irá focar em uma formação continuada, mais específica, sem esquecer de resguardar as peculiaridades de cada instituição. Diretor-geral da Academia, Leonardo Barreto acredita que esse é mais um emblemático investimento para as forças de segurança. “Isso representa  modernidade e mais força para as nossas estruturas, trazendo mais qualidade e paz para a nossa sociedade. A Aesp, com essa reestruturação, estará cada vez mais com o protagonismo na formação dos nossos profissionais, protegendo e servindo o nosso povo”, garantiu.

Com duas novas diretorias e gerência, a Supesp praticamente terá duplicará seu número de profissionais. Com o novo ganho de pessoal, os serviços poderão acontecer mais rapidamente, facilitando o andamento das investigações. Superintendente da instituição, Nabupolasar Feitosa comemorou as melhorias. “Com a reestruturação, praticamente iremos dobrar o número de pessoal. O que fazemos na Supesp é trabalhar a segurança com base em evidências”, salientou.

“Grande parte do nosso trabalho é realizado baseado em muitos dados relevantes filtrados pela Supesp. Iremos expandir projetos, reduzir o tempo de espera das solicitações de informações e agilizar processos, algo muito importante”, finalizou o chefe do Executivo Estadual.

Todos os detalhes da reestruturação das forças de segurança do Ceará podem ser vistos na apresentação disponibilizada pelo Governo do Estado.

Por João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos