Em Crato, Semana da Água e da Árvore é iniciada com trilha e exposições educativas

A Semana da Água e da Árvore do Crato foi aberta neste domingo, 30 de março, na Floresta Nacional do Araripe (Flona). Com diversos parceiros, o evento contou com a presença de representantes de entidades ambientais e municipais.

A temática “Por um Ceará mais Verde e Sustentável” inspira as ações da semana, com o lema “Quanto Vale o Verde do Verde Vale?”. Uma trilha inclusiva conclamou todos os públicos a contemplarem os encantos da Chapada, com uma visita seguindo pela trilha do Belmonte. A programação da semana acontece até o dia 3 de abril.

O prefeito do Crato, André Barreto, destacou a importância da semana, que terá muitas atividades, trilhas e palestras nas escolas, visitas ao sítio Fundão, com o intuito de fazer com que as pessoas despertem para a necessidade de cuidar não apenas da água, mas da árvore e do meio ambiente como um todo. “Essa é uma responsabilidade nossa, como gestão, sobretudo de cada um de nós e para as futuras gerações. Um momento de reflexão”, disse.

O secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Crato, George Borges, convida a população cratense a se integrar à programação da semana, onde será debatida a importância da água e da árvore para as gerações atuais e futuras. “Que todos possam acompanhar esse momento e participar”, ressalta ele.

O chefe do Núcleo Gestor do ICMBIO na região do Cariri, Augusto Carlos de Alencar, salientou a preservação da natureza para o equilíbrio climático e ambiental, além de ações para frear as mudanças climáticas. “A própria natureza vai buscar trazer o equilíbrio, e para isso estamos vivenciando mudanças extremas, com altas temperaturas, tempestades, entre outros problemas climáticos”, avalia.

Trilha imersiva na Chapada

Agentes ambientais, técnicos e protetores de animais estiveram presentes no evento, onde foi servido um café-da-manhã, para iniciar a trilha com mais disposição por todos, que tiveram como presente no final da trilha, totalmente sinalizada com placas, sininhos e um percurso totalmente acessível, um belo panorama do verde da Chapada do Araripe.

O evento é realizado através da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima de Crato, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio ambiente e Mudança do Clima (SEMA), a Gerência da Causa Animal do Crato, ICMBio, Secretaria de Turismo, Associação dos Condutores de Visitantes e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (ACAFA) e Ambiental Crato.

Programação

Nesta segunda-feira, 31, haverá mobilização, das 8h às 11h30, e ação na EEF Municipal Professor José do Vale Arraes Feitosa, com o lançamento de ecopontos na instituição, palestra educativa, atividades lúdicas sobre arborização e plantio simbólico com os alunos; além do plantio de 20 mudas no Rio Batateiras, com roda de conversa sobre valorização das florestas, no Parque Estadual Sítio Fundão.

As mobilizações vão ocorrer na terça-feira, dia 1º, das 8h às 11h30, com a trilha (raízes da vida) e atividades sensoriais e lúdicas, com os alunos da EEMTI Governador Adauto Bezerra e da EEEP Governador Virgílio Távora, no Parque Estadual Sítio Fundão e Caça ao tesouro ecológico na trilha até o Centro de Visitantes Jeferson da Franca Alencar, reunindo estudantes do Liceu Raimundo Coelho Bezerra de Farias. As ações também acontecem no Parque Estadual Sítio Fundão, com a coordenação da SEMA.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos