Com a presença de gestores, profissionais da saúde e usuários da rede municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Barbalha. O evento aconteceu no auditório do Hospital do Coração do Cariri, no dia 28 de abril, e contou com a participação de 112 inscritos.
A conferência teve como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e foi organizada em quatro eixos temáticos:
I – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
II – As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
III – Participação popular na saúde do trabalhador e da trabalhadora para o controle social;
IV – Alteração do Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde de Barbalha.
Durante a programação, foram eleitos oito delegados para a etapa regional: quatro representantes dos usuários, dois dos trabalhadores da saúde e dois dos gestores e prestadores de serviço.
Entre as propostas elaboradas pelo eixo II, destacam-se a criação de um observatório municipal das condições de trabalho e o fortalecimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), especialmente na análise das novas formas de vínculo laboral.
As contribuições construídas nos grupos de trabalho seguem para avaliação e possível implementação no município. Além disso, poderão ser debatidas nas etapas regional e federal, ampliando o alcance das discussões e a possibilidade de impactar positivamente a vida dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o país.
Deixe um comentário