O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor nesta semana, inicialmente em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelo Nordeste, segundo prognóstico divulgado no sábado, 15, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força, com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5 °C a média climatológica em algumas regiões e segue até o dia 20 de fevereiro.
Pico de temperatura no CE deve acontecer até terça, 18
No Ceará, o pico deve acontecer entre o domingo, 16 e a terça-feira, 18, quando a temperatura média do Estado pode ficar entre 3°C e 4°C mais quente que o normal.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5 °C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.
Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade. Esta deverá ser a terceira onda de calor no País desde o início de 2025.
O período de calor extremo seguirá intenso por mais dias do que o previsto inicialmente. Há ainda chance de novos recordes, que podem atingir algumas cidades do Centro-Oeste, principalmente o Mato Grosso do Sul, e também do Nordeste. Cidades de Minas Gerais também podem chegar a registrar temperaturas de 40 °C a 43 °C.
Por Mateus Mota/O POVO
Deixe um comentário