Em 2 anos, a quantidade de resíduos destinados para reciclagem cresceu 37%
O Cariri Shopping, reconhecido por sua responsabilidade ambiental e social, tem implementado uma série de iniciativas para reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário. Com o lema de que elevar o respeito ao meio ambiente é uma missão contínua, o shopping tem adotado práticas inovadoras e sustentáveis. A partir de uma consultoria ambiental especializada foi possível superar desafios locais, resultando em um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e um inventário detalhado.
A partir das medidas implantadas, em 2 anos o Cariri Shopping conseguiu um aumento de 37% na quantidade de resíduos destinados para reciclagem, saindo de 18% no primeiro semestre de 2022, para 55% no segundo semestre de 2024. O percentual é maior que a média nacional de reciclagem. De acordo com dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o Brasil recicla apenas 4% de todo o lixo produzido.
Recentemente, o Cariri Shopping substituiu os antigos reservatórios de armazenamento de resíduos, que eram caçambas de 3m³, por compactadoras de 17m³. Essa mudança permitiu um monitoramento mais eficaz da produção de resíduos, e uma significativa redução na emissão de poluentes. O número de transportes mensais caiu de 30 para apenas 3, reduzindo a distância percorrida de 294 km para 30 km. Além disso, a nova estrutura melhorou a qualidade do ambiente ao redor, eliminando odores desagradáveis e a incidência de pragas.
Para otimizar ainda mais a gestão de resíduos, o shopping adquiriu uma prensa de materiais recicláveis, permitindo uma organização mais eficiente e uma diminuição na emissão de poluentes devido ao transporte reduzido. Também foi implementada uma composteira para resíduos orgânicos. Com ela, cerca de 20% dos resíduos que antes eram enviados ao aterro, agora são reciclados e transformados em adubo.
Outro ponto importante foram as campanhas de conscientização com lojistas sobre responsabilidade ambiental e coleta seletiva. As equipes foram treinadas para a separação e classificação dos resíduos, e foram distribuídos coletores de resíduos orgânicos para os estabelecimentos de alimentação, acompanhados de treinamentos para as equipes de cozinha.
Além disso, o shopping estabeleceu parcerias com a Associação Kariri Ambiental, doando materiais de difícil reciclagem, como isopor e tetrapak, que ajudam a complementar a renda de cerca de 40 catadores locais. Com a padronização de uma lista de destinadores licenciados para o processamento de óleo de cozinha e uma parceria com a AMBIPAR, referência nacional em reciclagem, o Cariri Shopping continua a evoluir em suas práticas de gestão de resíduos, contribuindo para um futuro mais sustentável e para a comunidade em que está inserido.
Deixe um comentário