Ceará conquista categoria ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Dentre os 184 municípios cearenses, 150 foram agraciados com selo de ouro, e outros 18 com selos entre prata ou bronze

O Ceará alcançou a categoria ouro no Selo Nacional Compromisso Criança com a Alfabetização (Selo Criança Alfabetizada) 2024. O selo reconhece os esforços realizados por estados e municípios que asseguram o direito à alfabetização de crianças. No Ceará, 150 municípios receberam o certificado de selo ouro. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia de entrega, em Brasília, junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Educação, Camilo Santana; e outras autoridades.

Com uma série de bons resultados na educação básica, e um histórico de exemplos na área, o Ceará foi gratificado com a categoria ouro do Selo Criança Alfabetizada, que reconhece esforços e as iniciativas exitosas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na criação e aplicação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

O governador Elmano de Freitas destacou o árduo trabalho realizado na área da educação, junto aos municípios, em regime de colaboração, em busca da alfabetização das crianças cearenses. “Hoje, mais de 150 municípios do Ceará estão sendo reconhecidos pelos resultados da alfabetização na idade certa. O Ceará já alcançou 85% de crianças até o 2º ano alfabetizadas, e temos a meta de 100% das nossas crianças saberem ler e escrever até 2030. Portanto, é um orgulho muito grande ver o Ceará ser referência para todo o Brasil”, ressaltou.

Em 2023, resultado de uma política pública educacional integrada e participativa entre Estado e municípios, 85% das crianças das redes públicas cearenses alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Inep para o 2º ano do ensino fundamental, tornando o Ceará o único estado a superar a meta nacional de alfabetização na idade certa. Esse trabalho em conjunto que prioriza a educação rendeu a 150 municípios cearenses o Selo Ouro de Alfabetização, a 12 municípios o Selo Prata e a seis o Selo Bronze.

“Nosso trabalho não para, para alcançarmos os 100% estamos fazendo o diagnóstico, buscando saber quais as características e quais as dificuldades dessas crianças que não estão conseguindo alcançar a meta. Além disso, temos estudado o que podemos fazer de apoio aos municípios, aos alfabetizadores, entender melhor a situação dessas crianças e em breve faremos anúncios para a área”, reforçou o governador.

Compromisso com o desenvolvimento

O Selo Alfabetização foi criado para, além de valorizar os esforços da gestão pública comprometida com a alfabetização, também reduzir as desigualdades e disseminar as boas práticas em território nacional. A iniciativa pretende ainda garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação. Atualmente, a meta nacional é assegurar que, até 2030, no mínimo 80% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas. O Ceará já ultrapassou essa meta.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a importância de investir na educação e de apoiar estados e municípios em programas de êxito nessa área, para, assim, alcançar metas importantes para o presente e futuro do País. “Aqui estão as pessoas que se comprometeram a cuidar da nossa educação. Aqui, na forma mais republicana possível, fizemos um acordo com 27 governadores de Estado, fizemos um acordo com quase todos os quase 6 mil prefeitos deste país, para que nos desafiarmos e cumprirmos o desafio de até 2030 chegar pelo menos a 80% das nossas crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Não é difícil, muito menos impossível, se a gente tiver vontade de fazer, se a gente assumir este como um compromisso de honra”, pontuou.

“É este o compromisso que nós vamos assumir diante do futuro deste país, que não pode mais atravessar outro século sendo, eternamente, um país em via de desenvolvimento. Está na hora do Brasil ser um país desenvolvido. E a gente nunca será desenvolvido se a gente não apostar na educação”, enfatizou o presidente.

Trabalho de mãos dadas

Gerindo a pasta da Educação Nacional, o ministro Camilo Santana, que iniciou o seu discurso pedindo uma salva de palmas para os professores e alfabetizadores do Brasil, destacou que o trabalho que tem sido feito para o avanço na educação básica do Brasil vem sendo realizado em rede participativa. “Ninguém faz nada sozinho, aqui estamos de mãos dadas para que possamos construir e fortalecer a educação. O desafio enorme deste país está na educação básica, os números mostram que quase 70 milhões de brasileiros não terminaram a educação básica. Imagina esse impacto social”, pontuou.

“O papel do MEC é coordenar, ser maestro, induzir a política pública na ponta, para os municípios e estados. O objetivo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi construir, ouvindo professores, alfabetizadores, secretários, governadores e prefeitos, essa grande rede de educação no Brasil”, explicou Camilo.

Concordando com o ministro que “ninguém faz nada sozinho”, a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, reforçou a importância do trabalho de “mãos dadas” para os excelentes resultados. “Esse trabalho colaborativo, com os 184 municípios, é um compromisso há anos do Estado do Ceará. Esse regime de colaboração, que tem sido fortalecido, hoje é reconhecido. Essa premiação é de todo um time, o time da educação do Ceará, aqueles que fazem a escola pública”, ressaltou. “Essa é a nossa meta: todas as crianças na escola, aprendendo na idade certa”, concluiu.

Por Isabella Campos/Ascom Casa Civil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos