O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), também entra na folia de carnaval com o CarnaCaldas, levando uma programação diversa para todos os públicos. O evento é de realização do grupo Amigos do Caldas, e conta com o apoio do CAMC, Prefeitura de Barbalha e SESC.
A festa inicia na sexta-feira, 28 de fevereiro, na Praça Maria do Rosário. Às 21h, haverá a concentração do Cordão Carnavalesco Massa da Madrugada, com show de Jairzinho Martins, e, às 23h, a apresentação do boneco carnavalesco gigante que homenageia Dedé Kaipirão, fundador do CarnaCaldas, seguido do show da Orquestra de Frevo Arrastão.
De 01 a 04 de março, a folia acontecerá em frente ao CAMC, com muita animação e atrações para todos os públicos. Já na manhã do sábado, 1º de março, às 9h, a festa será voltada ao público infantil com o show “Folia e Foliões Baixinhos”, da banda Algazarra, apresentando um vasto repertório de marchinhas, frevos, músicas em ritmo de carnaval, brincadeiras cantadas e sucessos dos anos 80 e 90. A noite, às 18h, a festa segue com shows de Danilo Araújo, e às 20h, de Mario Renan & Pisadinha Diferente.
Com uma boa dose de alegria, no domingo, 02 de março, às 16h, a festa inicia com a banda Bonde Play, com o show “Ritmos do Cariri: Alegria e Tradição Musical”, promovendo a interação e o fortalecimento das tradições culturais, a programação segue com o Pagode do Jorginho que se apresenta às 18h, levando um repertório recheado de sambas e pagodes de artistas consagrados, além de músicas mais recentes de pagode pós anos 90. Fechando o dia, a Banda Gaab Farra se apresenta às 20h, levando o agito do piseiro com músicas que falam de vaquejada, romance e diversão.
Na segunda-feira, 03 de março, o CarnaCaldas recebe, às 18h, o cantor Nino Tardelli, e às 20h, a banda Pisada Di Muleke. E encerrando os dias de folia, na terça-feira, 04 de março, a partir das 16h, Maninho e Banda traz um repertório especial que combina sucessos clássicos e reinterpretações modernas, garantindo que todos os foliões entrem no espírito festivo. Com mais de 20 anos de carreira, Flor Florentino sobe ao palco às 18h, apresenta o projeto “Carnaval como antigamente”, resgatando grandes sucessos que marcaram gerações nos bailes e blocos dos anos 80, 90 e 2000. E às 20h, Patrícia Michelly leva o show “O Canto Dessa Cidade é Meu”, reafirmando sua conexão com o público.
Durante os dias de festa, a Prefeitura de Barbalha, por meio das secretarias de Segurança Pública, Mulher, Ação Social e Saúde, bem como o Conselho Tutelar e CREAS com serviço de abordagem social, estarão presentes na folia. A festa terá também a parceria com a Polícia Militar para um acompanhamento integrado.
José Atanaildo Saraiva, conhecido como Dedé Kaipirão, foi o fundador do CarnaCaldas, em 1992, evento que consolidou o carnaval da região como uma celebração comunitária e festiva. No ano seguinte, em 1993, surgiu o Cordão Carnavalesco Massa da Madrugada, criado por amigos em sua homenagem. Esse cordão carnavalesco seguiu resistindo ao longo dos anos, reforçando a importância de Dedé Kaipirão para a cultura popular local.
Deixe um comentário