O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse na quinta-feira (2) que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser decisivo no resultado da guerra de 34 meses com a Rússia e ajudar a deter o líder do Kremlin, Vladimir Putin.
Em uma entrevista televisionada, sentado ao lado da primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, Zelensky disse que o governo de Trump é capaz de deter Putin e que era fundamental estabilizar a linha de frente no início do ano novo em meio aos avanços russos.
“Trump pode ser decisivo. Para nós, isso é o mais importante. As qualidades dele estão de fato lá. Ele pode ser decisivo nessa guerra. Ele é capaz de parar Putin ou, para ser mais justo, nos ajudar a parar Putin. Ele é capaz de fazer isso”, disse o ucraniano.
Ele acrescentou que gostaria que o plano de Trump estivesse alinhado com o posicionamento de Kiev.
“Claro, eu gostaria que o plano proposto pelo presidente Trump estivesse alinhado com nossa visão. Não pode ser de outra forma. Nós somos a Ucrânia e é nossa independência, nossa terra e nosso futuro”, disse ele.
Zelensky também afirmou que alcançar uma paz justa para a Ucrânia significava receber sólidas garantias de segurança de seus aliados, ingressar na União Europeia e receber um convite para ingressar na aliança da Otan, uma ideia rejeitada por Moscou.
Ele também esperava que a administração de Trump pudesse estabelecer contato rápido com a Rússia. Putin disse que Moscou está aberta a negociações, mas elas devem levar em conta os ganhos da Rússia na guerra e sua anexação de quatro regiões ucranianas.
Por Reuters/CNN
Deixe um comentário