Geração Z: 51% dos jovens pretendem comprar um carro nos próximos 3 anos

O sonho do carro próprio permanece presente entre os jovens no Brasil. Segundo pesquisa da Localiza&Co, cerca de 51% da Geração Z, ou seja, pessoas que nasceram de 1998 a 2009, planejam comprar ou trocar de carro nos próximos três anos.

O estudo, realizado entre abril e junho de 2024, ainda mostrou que o desejo é compartilhado por 39% da Geração Y (1982-1997).

Já no caso dos Baby Boomers, ou seja, quem nasceu entre 1945 a 1960, somente 20% pretendem comprar um carro dentro do mesmo período.

A intenção de compra do veículo próprio é alta, mesmo que a posse de carro seja menor entre os mais jovens.

O estudo ainda mostrou que no momento da escolha de veículos próprio, o que mais pesa é o impacto no bolso.

Cerca de 75% dos brasileiros levam em conta o preço para escolha do carro próprio, enquanto 51% pensam no consumo de combustível.  Além disto, o fato de o carro ser 0 KM rodado é importante para 30% e a segurança para 27,6% das pessoas.

Enquanto os mais jovens se interessam pela tecnologia e design do veículo, os Baby Boomers priorizam a sustentabilidade e baixo custo de manutenção.

Futuro do transporte no Brasil

A pesquisa evidenciou também que os brasileiros veem o transporte público (62%) como o principal meio de locomoção no futuro.

Seguido do transporte público, estão os carros de aplicativo (60%), as bicicletas (43%), carros elétricos (43%) e, por último, o carro próprio (39%) na visão da população.

O carro próprio e moto própria se destacam entre as gerações Y e Z na perspectiva para o futuro. Já para as gerações anteriores (BB e X), o transporte público e carro elétrico aparecem com mais relevância.

Ainda segundo o estudo, 51% da população brasileira prevê uma redução no deslocamento diário no futuro, devido ao aumento das atividades remotas.

Além disto, 46% acreditam que os carros elétricos, híbridos e renováveis serão os mais utilizados.

Escolha do meio de transporte

Deste os fatores que influenciam a escolha por brasileiros do meio de transporte no dia a dia, a conveniência e economia de tempo são os mais decisivos.

Cerca de 62% optam pela economia de tempo, enquanto 44% pelo que ir direto, 33% pelo mais rápido, 30% pelo que possui horário exato de partida e chega e 26% por um preço acessível.

Ao considerar o recorte de gerações para escolha do transporte, a economia de tempo e chegar antes é importante para 48,1% da geração Baby Boomers.

Já da Geração Z, 36,3% das pessoas preferem saber o horário exato de partida e chegada, enquanto somente 19,1% optam pelo meio de transporte que possam pagar.

Por Gisele Farias/CNN


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos