As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) já estão abertas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa oferece mais de 338 mil bolsas integrais ou parciais neste primeiro semestre. Apesar disso, os estudantes estão relatando nas redes sociais que as faculdades estão ofertando poucas vagas.
Uma pessoa compartilhou sua insatisfação no X (antigo Twitter): “Gente o que é isso? O ProUni não era pra ser um programa universidade para todos? Então por que as faculdades estão oferecendo apenas UMA vaga por curso?”
No perfil do MEC no Instagram, a publicação sobre as inscrições também conta com comentários reclamando sobre o número de vagas. “Fiquei chocada, só tem uma vaga no curso que eu quero”, disse uma pessoa. Outra comentou que na sua cidade só tem quatro bolsas, sendo todas parciais (50%).
“Uma vergonha a quantidade de vagas”, disse um terceiro.
Em 2024, o ProUni ofereceu mais de 406 mil bolsas no primeiro semestre. No ano anterior, a oferta foi superior a 288 mil bolsas para o mesmo período.
Inscrições no ProUni
O ProUni disponibiliza bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas. As inscrições começaram nesta sexta (24) e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de janeiro.
Para participar do programa, é necessário ter feito pelo menos uma edição do Enem nos últimos dois anos, ter média superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Além disso, os estudantes precisam atender a critérios sobre o ensino médio, como ter estudado em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista. Veja todos os critérios no edital do ProUni.
Por Mirella Cordeiro/CNN
Deixe um comentário