Crato intensifica ações de combate à dengue e avança com vacinação

A luta contra a dengue no Crato está sendo intensificada pelos Agentes de Endemias. A chegada das primeiras chuvas já acende um alerta na Saúde pública para reforçar, junto à população, os meios de prevenção e cuidado contra doenças.

Os Agentes de Endemias já estão atuando em bairros estratégicos como Vila Alta, Conjunto Habitacional Padre Cícero, Alto da Independência (Recreio) e Muriti (de cima). O trabalho envolve ações de mobilização e orientação da população, com destaque para as práticas essenciais, como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, orientação para a limpeza de cisternas, caixas d’água e calhas e atenção com os vasos com plantas.

Paralelamente ao trabalho de Educação em Saúde, o trabalho de Notificação e Vigilância Epidemiológica tem permitido o monitoramento rigoroso dos casos suspeitos, auxiliando no controle da doença.

Uma outra medida importante vem sendo incentivada pelas equipes municipais, a vacinação contra a dengue, ofertada pelo Ministério da Saúde. A vacina, destinada ao público de 10 a 14 anos, é aplicada conforme cronograma. “É um avanço significativo no combate à dengue, alinhado às normas técnicas e critérios estabelecidos nacionalmente”, destaca Sheyla Martins.

Cronograma de vacinação

Para facilitar o acesso à vacinação, a Secretaria de Saúde do Crato organizou o cronograma baixo, para a aplicação da vacina da dengue:

– Segunda-feira: UBS Palmeiral, Edite Mariano, Recreio (manhã) e Vila Padre Cícero.

– Terça-feira: Dr. Fabio Pinheiro, ?Dr. Ailton Esmeraldo (Centro), Belmonte, Vila Alta e Cohab.

– Quarta-feira: Vicência Garrido (Muriti II), Ponta da Serra, CAIC (tarde), Muriti III e Pantanal.

– Quinta-feira: Tarciso Pinheiro, Monte Alverne, Centro de Nutrição, Recreio (tarde) e Nossa Senhora de Fátima (tarde).

– Sexta-feira: Muriti I.

A secretária reforça que o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada. “Lembramos que o controle do vetor, o Aedes aegypti, requer um esforço de todos, poder público e sociedade, somente juntos, poderemos vencer esse mosquito”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos