Cidades do Ceará têm alerta de chuvas intensas para esta sexta; confira lista

Pelo menos 14 cidades do Ceará têm alerta de chuvas intensas para esta sexta-feira (24), conforme boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As cidades são:

  1. Aiuaba
  2. Antonina do Norte
  3. Arneiroz
  4. Campos Sales
  5. Crateús
  6. Independência
  7. Ipaporanga
  8. Novo Oriente
  9. Parambu
  10. Poranga
  11. Quiterianópolis
  12. Salitre
  13. Tamboril
  14. Tauá

Ainda conforme o instituto, a chuva pode chegar a 50 milímetros e os ventos também podem ser intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Já para a capital Fortaleza, a previsão é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura máxima é 30 °C. À noite, o cenário muda: muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.

Macrorregiões do Ceará têm previsão de chuvas isoladas

Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta para esta sexta a possibilidade de eventos isolados de precipitações, concentrando-se preferencialmente durante a madrugada e início da manhã na faixa litorânea e no sul do estado, assim como no noroeste, mas pela tarde.

Previsão para o período chuvoso

Presidente da Funceme fala sobre o prognóstico das chuvas no Ceará de fevereiro a abril

O Ceará tem 45% de chances de ter chuvas dentro da média entre fevereiro e abril, segundo o prognóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta quarta-feira (22), em Fortaleza.

Os resultados apontam ainda 35% de probabilidade de chuvas para a categoria abaixo da normal e 20% de probabilidade para a categoria acima da normal ao longo do trimestre.

Conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o principal fator para esses indicativos é aquecimento Atlântico Tropical.

“Percebemos que tem um aquecimento aí na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso levou como categoria mais provável para o Centro-Norte do estado a probabilidade normal ou acima da normalidade. A categoria abaixo da normalidade no Centro-Sul, porque já que o aquecimento é Equatorial e Centro-Norte Tropical. Isso que os modelos conseguiram capturar de termos de regiões do estado”, disse Eduardo Martins.

Confira os detalhes do prognóstico aqui.

Por g1 CE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos