Contagem regressiva para a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. A Secretaria do Esporte (Sesporte) realiza, de 23 a 26 de janeiro, na Aldeia Gameleira do Povo Tapuia (Kariri), em São Benedito, mais um evento que busca a integração dos povos indígenas.
“A realização dos jogos vai além da competição esportiva, sendo também uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural e reforçar a presença dos povos indígenas na sociedade cearense”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
Participam mil indígenas nessa edição, com expectativa de participação de 21 delegações formada por pessoas indígenas de 15 etnias pertencentes a 19 municípios do estado do Ceará. O evento contará com atividades culturais, incluindo apresentações de danças e músicas típicas, reforçando a riqueza cultural dos povos indígenas.
Serão disputadas nove modalidades esportivas e tradicionais: arco e flecha, arremesso de lança, tiro de baladeira, queda de braço, corrida de 100 metros rasos, cabo de guerra, corrida da tora, futebol de campo e corrida revezada de 400 metros com a maraca.
Os Jogos Indígenas do Ceará são uma realização do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretária dos Povos Indígenas do Ceará (Sepin) e Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).
Por Ascom Sesporte
Deixe um comentário