Saúde do Ceará promove ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya

Desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), acontecem mutirões, palestras e a realização do jogo “Todos contra a Dengue”

Nos meses que antecedem o período chuvoso, a população deve estar atenta aos cuidados com o ambiente doméstico e os arredores de casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que se desenvolve em água parada.

Para contribuir nas ações educativas de prevenção a essas doenças, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou fantasias do mosquito para representantes das cinco Superintendências Regionais de Saúde, na Célula de Vigilância Ambiental (Covat), no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Participaram da ação as regiões Sul, Litoral Leste, Sertão Central, Fortaleza e Norte.

Segundo o orientador da Célula de Vigilância Entomológica e de Controle de Vetores (Cevet) da Sesa, Luiz Osvaldo da Silva, a intenção é trabalhar as atividades de forma lúdica. O Ceará realiza entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti. “Queremos que as regiões de Saúde desenvolvam esse trabalho não apenas durante essa semana simbólica de combate às arboviroses, mas continuamente, no dia a dia, com ações pontuais e educativas, trabalhando com os mais jovens e com as crianças. Assim, poderemos entrar 2025 com um cenário mais confortável. A prevenção sempre é o melhor caminho”, destaca.

Para a articuladora do Grupo de Trabalho (GT) de Arboviroses da Sesa, Carla Cavalcante, as crianças têm papel fundamental na prevenção. “As crianças são muito motivadas e quando repassamos as informações para esse público, conseguimos um resultado efetivo, porque há uma adesão ainda maior dos familiares”, disse.

Por isso, durante toda a próxima semana, as equipes do GT estarão presentes na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) São Rafael, no Colégio Estadual Liceu do Ceará e na Escola Municipal Moura Brasil, com jogos educativos e outras atividades de conscientização sobre os cuidados que previnem as arboviroses.

O médico veterinário Roger Cavalcante, que representou a Superintendência Regional Norte no evento, recebeu a fantasia e acredita que esse recurso irá contribuir para os trabalhos na região nesse período que antecede as chuvas. “Nossas equipes utilizam bastante a cultura como forma de atingir a população. É comum a utilização de potes de barro para armazenar água e já confeccionamos um boneco para mostrar a higienização correta desses utensílios. Com certeza, a fantasia será muito bem utilizada e iremos fazer um rodízio com as Coordenadorias Regionais de Saúde”, relatou.

Ações de mobilização

Nos dias 26 e 29 de novembro, a Sesa promoveu ações educativas em espaços públicos de Fortaleza. No dia 26, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e no dia 28, na Praça do Ferreira. Foi distribuído material educativo, com o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor.

Desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), em todo o estado, acontecem mutirões, palestras, brigadas comunitárias e a realização do jogo “Todos contra a Dengue” em escolas municipais, com a intensificação das ações educativas e ações de mobilização popular, utilizando as fantasias do mosquito da dengue e outras estratégias.

Ainda em novembro, a Sesa participou de um treinamento sobre “Borrifação Residual Intradomiciliar”, que consiste na aplicação de inseticida em paredes de locais com muita circulação de pessoas, como escolas, rodoviárias e postos de saúde. “Mesmo após a aplicação, o produto age por vários dias e tem efeito duradouro para o combate ao Aedes aegypti”, disse Luiz Osvaldo da Silva.

A partir do mês de janeiro, ainda de acordo com o gestor, os testes de arboviroses serão ampliados, para saber quais os sorotipos estão circulando em cada município. “Quanto mais cedo tivermos entendimento desses dados, mais cedo vamos organizar nossas ações”, pontua.

Por Kelly Garcia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos