A secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana, foi indicada pela base do governo estadual para assumir o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).
Onélia, que é esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, deve ter seu nome submetido à aprovação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), pelos próximos dias.
A informação foi divulgada pela coluna Ponto Poder, do Diário do Nordeste. O nome de Onélia vinha sendo especulado para assumir a vaga no TCE desde a época das eleições municipais.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), deve promover uma reforma no secretariado, neste fim de ano. Caso seja aprovada pelos deputados, após passar por uma sabatina, Onélia sairá da secretaria que ocupa desde a gestão de Izolda Cela (PSB), em 2022.
Onélia Leite Santana é natural de Aurora, na região do Cariri. Possui licenciatura em Letras, pela Universidade Regional do Cariri (Urca), doutorado em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina do ABC, e MBA em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.