Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) realizou uma reunião com equipes do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária para planejar ações de combate aos criadouros clandestinos de porcos na zona rural de Juazeiro do Norte.
O secretário da Seagri, Roberto Sampaio, destacou que a iniciativa atende às recomendações do Ministério Público do Ceará (MPCE) e às denúncias da população. Ele lembrou que intervenções legais já foram realizadas nos anos de 2018 e 2021, nos sítios Espinho e Carás do Umari, incluindo a notificação dos responsáveis para a regularização da atividade.
Segundo Sampaio, as ações de investigação e combate às pocilgas clandestinas continuarão sendo realizadas para atender às demandas do MPCE e da comunidade local. A secretaria ressalta que irregularidades, como a falta de infraestrutura e condições básicas de higiene, comprometem a sanidade animal e geram mau cheiro, afetando a qualidade de vida dos moradores da região.
“Não é proibido criar porcos na zona rural. No entanto, as pocilgas devem ser registradas e regularizadas junto à Vigilância Sanitária e à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento”, afirmou o secretário.
Deixe um comentário