Iniciado nesta quinta-feira (31), em Fortaleza, o Encontro Global de Educação (GEM) de 2024, convocado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é o quarto realizado pela entidade desde 2015 e o primeiro no hemisfério Sul. O GEM 2024 visa promover o diálogo multilateral, intersetorial e multissetorial, reconhecendo a educação como um equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável. O GEM 2024 segue até esta sexta-feira (1º), no Centro de Eventos do Ceará.
Para fomentar o encontro em solo cearense, a Unesco forneceu três documentos construídos com base em dados coletados em todo o mundo: o “Relatório de Monitoramento Global da Educação 2024/5 sobre Liderança e Educação”; o “Transformar a educação em direção ao ODS 4: Relatório de uma pesquisa global sobre ações nacionais para transformar a educação”; e o “O futuro em risco: por que investir na educação é fundamental”. Todos disponíveis no site da entidade.
“A Reunião Mundial de Educação (GEM), organizada pela Unesco, em parceria com o Governo do Brasil, marca um momento decisivo para avançar na construção de uma educação inclusiva e equitativa”, pontuou Rebeca Otero, coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil. Para o encontro, o GEM 2024 preparou um amplo espaço para debate e compartilhamento de experiências. Este, está dividido em, pelo menos, cinco salas de sessões plenárias e simultâneas, além de salas de reuniões bilaterais e uma exposição de estandes com representatividade mundial.
“No evento, temas como crise climática, paz, direitos humanos, transformação digital e igualdade de gênero fomentam o diálogo entre Ministros da Educação, sociedade civil, setor privado e jovens, reforçando o compromisso da Unesco com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas – ONU (ODS 4) e apoiando políticas e programas que constroem um presente e futuro mais justo e sustentável.” afirmou Rebeca Otero.
A expectativa é que o O GEM 2024 seja concluído com a adoção da Declaração de Fortaleza, um instrumento construído de forma coletiva e com forte apelo à colaboração de todas partes interessadas, bem como um chamado para aumentar o financiamento da educação para os anos que antecedem 2030, prazo final para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por Diana Vasconcelos