Uece mais que dobra número de cientistas entre os melhores do mundo, chegando a 309

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) tem 309 pesquisadores listados entre os melhores cientistas do mundo, segundo o AD Scientific Index 2025. O número mais que dobrou em comparação à última edição do ranking, em que havia 117 membros da Uece.

O ranking se baseia no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais. O AD Scientific Index usa os valores totais e dos últimos 6 anos do índice i10, índice H e pontuações de citação no Google Acadêmico. Na edição 2025, foram analisadas 24.361 instituições e 2.400.155 cientistas em 220 países em 13 grandes áreas acadêmicas e 197 disciplinas.

No top 3%, entre os 72 mil pesquisadores mais produtivos do mundo, está a professora da Uece, Selene Maia de Morais. “Venho trabalhando na pesquisa e na orientação de alunos da pós-graduação e da graduação na Uece há mais de 20 anos. Conseguimos financiamento por editais do governo estadual e federal para estruturar um laboratório de qualidade e fornecer resultados significativos que geraram uma boa produção científica. Desta forma, conseguimos alcançar este status com trabalhos relevantes que foram bem citados mundialmente”, ressalta a cientista.

No top 10%, a Uece tem 11 pesquisadores, entre os quais sete são da área de Ciências Médicas e da Saúde. Estão no top: Selene Maia de Morais, Maria Salete Bessa Jorge, Marcos Fabio Gadelha Rocha, Paula Matias Soares, José Henrique Leal Cardoso, Thereza Maria Magalhães Moreira, Claudia Maria Leal Bevilaqua, Maria Gonçalves Pereira, Ana Maria Sampaio Assreuy, Cláudia Ferreira Santos e Valter Barbosa Filho.

A Uece encontra-se na 65ª posição do Brasil. No mundo, está no top 10% das melhores instituições mundiais. Para o vice-reitor da Uece no exercício da Reitoria, professor Dárcio ítalo Teixeira, todos esses resultados demonstram “a maturidade dos pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará. Estamos, cada vez mais, aumentando a nossa produção científica e também tecnológica, alcançando rankings nunca alcançados. Isso é muito bom tanto para a pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará como para a graduação, pois cada vez mais estamos realizando pesquisas de ponta”.

O AD Scientific Index oferece análises abrangentes, distintas e aprofundadas, garantindo uma avaliação completa e diferenciada das contribuições acadêmicas em diversas disciplinas. Clique aqui para ver a edição na íntegra.