A Itália foi responsável por enviar cerca de 14% dos turistas internacionais que desembarcaram no Ceará até agosto deste ano. Esse resultado garante ao país europeu o quarto lugar no ranking dos principais mercados emissores de estrangeiros para o estado, de acordo com dados da Embratur e da Polícia Federal.
Até o fim do ano, a expectativa é que essa proporção cresça, impulsionada pelas ações que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), está executando no país de origem desses visitantes.
De 9 a 11 de outubro, o Ceará marca presença na TTG Travel Experience, realizada no Rimini Expo Center, na Itália. A feira, em sua 61ª edição, consolidou-se ao longo dos anos como o principal evento de promoção do turismo no país.
A participação do Ceará é uma oportunidade para fortalecer parcerias com o mercado italiano, especialmente com agentes e operadores locais, que são responsáveis pela comercialização de pacotes de viagem, por exemplo.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, destaca que o estado conta com um estande próprio no evento, o que reforça a importância da feira para a política de promoção turística do Ceará. “É muito importante essa participação, pois estamos sendo vistos pelo quarto maior mercado emissor de turistas para o Ceará, estado que lidera nesse segmento entre os destinos da região Nordeste desde abril”, ressalta.
Roadshows
As ações do Ceará no mercado italiano começaram antes mesmo da feira. Em Nápoles, na sexta-feira (4), e em Roma, na noite desta terça-feira (8), a Setur realizou dois roadshows, eventos focados no compartilhamento de informações sobre o destino aos profissionais do setor. Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre agentes e operadores, foram capacitadas. “Esses profissionais influenciam bastante seus clientes. Por isso, é tão importante o relacionamento, e o Ceará preza muito por isso”, destaca a secretária Yrwana Albuquerque.
Fortalecimento do mercado europeu
O Ceará, estado que é referência em movimentação turística internacional no Nordeste, destaca-se pela proximidade com a Europa e por suas conexões diretas com importantes países da região.
Portugal, Estados Unidos e França lideram o ranking de países emissores de turistas para o estado, seguidos pela Itália, que ocupa a quarta colocação.
A TAP Air Portugal, que realiza voos diários entre Lisboa e Fortaleza, opera atualmente nove frequências semanais, contribuindo significativamente para o fluxo de visitantes não só portugueses e espanhóis, mas também italianos.