Equipamentos estarão distribuídos em Fortaleza, Quixeramobim, Mauriti, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral
O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (16), seis laboratórios, em seis municípios, por meio do Projeto H-TEC. O investimento total foi de R$ 4.052.725,38. O evento, que foi comandado virtualmente pelo governador Elmano de Freitas, ocorreu de forma simultânea nos seis polos do Projeto: Fortaleza, Quixeramobim, Mauriti, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral.
“Tudo o que planejamos é para que se abram janelas de oportunidades na vida de cada um e cada uma dos alunos e alunas que estão iniciando o curso. Estamos iniciando os cursos nas regiões de vocês porque já tem investimento na área de energia renovável. Vocês vão terminar esse curso absolutamente qualificados para ocupar essas vagas de emprego”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com a aula inaugural nos laboratórios, inicia-se o primeiro ciclo dos cursos de qualificação técnica do Projeto H-TEC, que irá ofertar até 2026 um total de 11.550 vagas. Nesta quarta-feira, 300 alunos, do turno da manhã, participaram da ação. Um total de 1.800 estudantes foram selecionados no edital para fazer o curso com formação prevista para junho de 2025.
Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro exaltou a integração dentro da formação dos alunos em busca de uma capacitação de qualidade. “Fico muito feliz com essa entrega e espero que vocês também compartilhem dessa felicidade no dia de hoje. Esse projeto visa a qualificação de uma maneira integrada, pois nada se faz sozinho. Que possamos crescer e nos desenvolver cada vez mais, com uma excelente formação para todos”, disse.
Os laboratórios contam com computadores, todos os equipamentos de segurança do trabalho necessários para atuação do profissional e diversas bancadas didáticas como de energia solar ongrid e offgrid, telhado didático, energia eólica, energia hidráulica, instalações elétricas, sistemas supervisórios e produção, armazenamento e aplicações do hidrogênio verde e ferramentas.
Titular da Secretaria da Educação, Eliana Estrela ressaltou a qualidade dos laboratórios e o compromisso do Governo do Estado com a educação cearense. “Esse momento é histórico e simbólico para nós, com essa entrega para reforçar os nossos estudantes com o que é mais moderno para a área das energias renováveis. Essa estrutura irá contribuir para o bom trabalho dos nossos multiplicadores e também dos nossos alunos. É mais um compromisso do nosso governador Elmano sendo cumprido, sempre olhando para a educação e para a nossa juventude”, pontuou.
Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Acrisio Sena salientou os prazos planejados e cumpridos pelo governador Elmano de Freitas em relação a todo o Projeto H-TEC. “Esse é um momento histórico. Todo o planejamento construído com o Governo está sendo rigorosamente cumprido. Estamos avançando com a concretização dos laboratórios. A Secitece e o Centec vão dar suporte para essa estratégia do Governo do Ceará na transição energética. Seguiremos avançando no seguimento das energias renováveis”, afirmou.
Oportunidade incrível
Yago Guimarães nunca trabalhou com energias renováveis ou algo relacionado, mas ao saber da vaga para o curso, por meio do site do Governo do Ceará, não perdeu tempo. O fortalezense, com formação técnica em radiologia, sabe que a transição energética representa o futuro. “Vi que era uma grande oportunidade por ser um mercado novo aqui no Ceará. Quando li no site do Governo, corri para tentar uma vaga. Sei que quem começar a se qualificar agora já sai na frente por uma vaga nesse mercado futuro”, analisou.
Carla Reis foi uma das multiplicadoras capacitadas para dar aula e formar os futuros profissionais cearenses que irão trabalhar com as energias renováveis. A professora irá atuar em Fortaleza, no laboratório que fica no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. “Aqui, no turno da manhã, teremos simultaneamente 50 alunos, que iremos alterar entre aulas práticas e teóricas”, contou.
Formada em engenharia química, a fortalezense vê com ótimos olhos a iniciativa do Governo do Ceará. “A capacitação foi muito enriquecedora. Isso é de suma importância pois é o atual caminho do mundo, onde vemos o desenvolvimento de novas tecnologias. Isso precisa ser repassado para o público de modo geral e em diversas formas”, completou.
Projeto H-TEC
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, serão implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
O projeto conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição vinculada à Secitece.
Por João Pedro Guedes