Evandro Leitão vira disputa é eleito prefeito de Fortaleza com votação acirrada

O candidato Evandro Leitão (PT) foi eleito, neste domingo (27), prefeito da cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Com 99,60% das urnas apuradas, ele obteve 50,37% votos válidos, ou 713.215 votos nominais.

Evandro derrotou o candidato André Fernandes (PL), que somou 49,63% dos votos válidos, ou 702.662 votos nominais. A diferença entre os candidatos foi de quase 11 mil votos, sendo esta a disputa mais acirrada da história de Fortaleza.

O resultado mostra uma virada de Evandro na eleição, pois, no primeiro turno, o candidato ficou atrás de André Fernandes, que foi o mais votado, com 40,20% dos votos, contra 34,33% do petista.

Evandro Leitão tem 57 anos. Nascido em Fortaleza, é deputado estadual desde 2011, ocupando, atualmente, a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. Leitão também já foi presidente do Ceará Sporting Clube.

A vitória de Evandro, que se filiou ao PT em dezembro do ano passado após sair do PDT, marca o retorno do partido ao comando da capital cearense, depois de 12 anos. Nesse período, Fortaleza foi mais tempo governada por pedetistas, como Roberto Cláudio e o atual prefeito, José Sarto.

Durante a campanha de segundo turno, Evandro esteve atrás de André Fernandes, numericamente, em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto, mas os levantamentos indicavam empate técnico.

A campanha de Evandro ganhou o reforço, nesta segunda etapa, do ministro da Educação, Camilo Santana, e de aliados da base do governador Elmano de Freitas (PT) de todo o Ceará, que participaram de atos de campanha na capital.