Diante da grande quantidade de reclamações recebidas junto à administração municipal, quanto aos procedimentos tomados na aplicação de multas aos usuários do serviço de abastecimento de água, a Prefeitura do Crato, através da Procuradoria do Município, enviou ofício à direção da empresa Ambiental Crato, solicitando o encaminhamento dos procedimentos administrativos adotados para essa finalidade.
A administração justifica a necessidade de uma análise minuciosa, considerando que as cobranças poderão ocasionar prejuízos aos usuários do serviço. No ofício, também determinada a imediata suspensão de todas as cobranças e penalidades aplicadas, até que sejam finalizados todos os procedimentos de análise.
Para o Procurador Geral, Rennan Xenofonte, a medida é justa e visa resguardar os cidadãos e cidadãs Cratenses. Segundo ele, será formalizada uma comissão para analisar cada processo de penalização, de forma que, caso sejam constatadas inconsistências, as multas deverão ser anuladas e os valores, caso tenham sido pagos, devolvidos ao usuário.