O Ceará é o terceiro destino mais procurado no Brasil pelo público-alvo do programa Voa Brasil, que tem como objetivo ampliar o acesso ao transporte aéreo. A iniciativa do Governo Federal apresenta resultados expressivos desde o seu lançamento pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR).
Fortaleza é superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, que ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. No Nordeste, o Ceará se destaca como o destino mais buscado, superando estados como Pernambuco e Bahia, que completam o ranking dos cinco mais procurados.
Embora os grandes centros urbanos liderem as buscas, o MPOR ressalta que cidades de médio e pequeno porte, que costumam ser atendidas pela aviação regional, têm registrado um aumento no interesse do público-alvo. Nesse recorte, Juazeiro do Norte, no Cariri, aparece como o segundo destino mais buscado na região Nordeste.
Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o programa é fundamental para democratizar o acesso ao transporte aéreo, permitindo que mais brasileiros possam viajar pelo país. Ela também celebrou o destaque do estado entre as buscas. “Estamos muito felizes com o resultado. Isso mostra que o público do programa está interessado em conhecer a diversidade de atrativos do Ceará, seja na capital, seja no interior, rico em ecoturismo, turismo paleontológico e com o forte apelo da fé em Padre Cícero, em Juazeiro do Norte”, destacou.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Voa Brasil está contribuindo para a ampliação do número de passageiros no modal aéreo. “Esse é um programa que foi construído com muito diálogo e não envolve recurso público para a oferta dos bilhetes, num debate de sensibilização com as empresas aéreas. A gente quer incluir brasileiros que não viajam pelo Brasil. Turistas que possam voar para visitar parentes, rever amigos, conhecer de Norte a Sul o nosso país”, indicou.
Com passagens custando até R$ 200 por trecho, os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm a oportunidade de voar para destinos em todos os estados brasileiros. Até o momento, cerca de 10 mil passagens já foram reservadas pela plataforma do programa. Vale ressaltar que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), embora representem mais de 10% da população, pessoas com mais de 65 anos correspondem a apenas 2% dos passageiros em voos comerciais no Brasil.
Fonte: Setur