O Ceará teve 1700 seções eleitorais com o endereço alterado para as eleições deste ano, que acontecem em 06 de outubro. Isso significa que cerca de 595 mil eleitores podem ter tido mudanças no local de votação. O número foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
As seções eleitores são os locais onde se encontram as urnas eletrônicas e as mesas compostas por mesários nomeados pelo juiz eleitoral. Ao todo, o Ceará possui 6.805 seções eleitorais, espalhadas entre os 184 municípios. Somente em Fortaleza são 670 seções.
Conforme o tribunal eleitoral, as mudanças de endereço acontecem, na maioria das vezes, por problemas ou reformas nos prédios que deveriam receber os locais de votação.
Com a mudança de localização das seções, 595 mil podem ter tido o seu local de votação alterado, por isso, o TRE recomenda que os eleitores consultem com a antecedência.
É possível consultar a seção eleitoral no site do TRE, no app e-Título ou no telefone 148.
O Ceará tem 6.940.465 eleitores e eleitoras aptos/as a votar nas eleições municipais de 2024, segundo o TRE-CE. Em comparação ao último pleito, de 2022, houve um crescimento de quase 120 mil neste quantitativo.
Dados da Justiça Eleitoral apontam que as mulheres compõem a maioria do eleitorado: elas correspondem a 52,5% dos 6,9 milhões cearenses aptos a votar.