A última semana foi de alegria para Raquele de Araújo, de 33 anos, moradora do município de Pacajus, que celebrou a chegada de mais um lote do Vale Gás Social para auxiliar nas despesas da casa. “Ontem mesmo o meu gás acabou e, um dia antes, a minha irmã tinha me mandado uma mensagem dizendo que o meu nome tinha vindo na lista”, conta.
Ela está entre as 1.682 famílias contempladas com o benefício no município metropolitano. No total, 204.941 famílias cearenses estão recebendo a segunda remessa do Vale Gás Social 2024 em todo o Ceará.
Mãe de duas meninas de dois e nove anos de idade, Raquele explica que o marido está desempregado, e que os quatro têm, como única renda fixa, os benefícios Bolsa Família, Mais Infância Ceará e, desde o início do ano, o Vale Gás Social. “Logo de manhã eu vim para receber. É uma ajuda, porque ao invés de tirar um dinheiro para comprar o gás a gente já pode assistir os nossos filhos nas necessidades do dia a dia. Posso comprar uma fruta, uma fralda descartável. E já tira desse dinheiro para ajudar em casa mesmo”, destaca.
Adriana Inácio, 42 anos, também marcou presença no Cras Coaçu, localizado no Centro de Pacajus, para garantir o benefício. Operadora de máquina, ela conta que está desempregada há alguns meses e, como mãe solo, tem lutado para conseguir manter o lar e cuidar do filho, Pedro Miguel, de cinco anos.
“O Vale Gás é um benefício que me ajuda bastante, desde o ano passado, porque eu passo três meses com o meu gás, então quando um chega, às vezes eu ainda estou com o outro. Hoje, temos muitas famílias em situação de vulnerabilidade, que não tem condições, e o preço do gás está subindo bastante. Ter essa garantia é uma ajuda muito grande”, afirma ela, que também é atendida pelo Bolsa Família e pelo Mais Infância Ceará.
Coordenador no Cras Coaçu, Leivson Dantas frisa que o equipamento entregará 690 tíquetes, e que a política é de suma importância para as famílias beneficiadas. “O Vale Gás não é apenas um apoio financeiro, mas uma medida essencial para garantir a dignidade e a segurança alimentar de muitas famílias. Sabemos que o gás de cozinha é fundamental no dia a dia, possibilitando a preparação de refeições e, consequentemente, a manutenção de uma alimentação saudável. Nosso compromisso no Cras é assegurar que esse auxílio chegue a quem mais precisa”, frisa.
Sobre o Vale Gás
Executado e distribuído pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o Vale Gás Social é um benefício do Governo do Ceará, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos tíquetes foi realizada para as prefeituras dos 184 municípios cearenses, na última semana de julho. Agora, as prefeituras fazem a entrega às famílias beneficiadas. O investimento do Governo do Ceará nesta iniciativa é superior a R$ 20 milhões.
O programa surgiu como uma medida para minimizar os impactos sociais da pandemia do coronavírus. São contempladas com o benefício famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará; famílias inscritas no CadÚnico e beneficiadas com o Programa Bolsa Família; além de cozinhas sociais e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição. Cada tíquete corresponde a recarga gratuita de um botijão de gás.
A lista de beneficiários, para o mês de agosto, já está disponível e pode ser consultada aqui.
Fonte: SPS