Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados é destaque no cenário filantrópico e cultural do Cariri há 80 anos

Certificada como Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva no município do Crato, a Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados – SCAN, nos seus 80 anos de existência, exerce serviços de filantropia dando assistência a camadas mais carentes da cidade do Crato. A partir do ano 2000, a gerontóloga Sandra Albano começou a desenvolver trabalhos com mulheres idosas da comunidade no campo das artes, mais especificamente com teatro e trabalhos manuais terapêuticos.

Mas foi só a partir de 2014, que o Coco de Mulheres da SCAN, com a liderança da Mestra Naninha, entrou para o cenário cultural da Tradição no Cariri com relevante contribuição na preservação e manutenção da sabedoria popular no nosso povo.

Atualmente, o grupo mescla, com crianças e adolescentes, a roda de coco e as atividades de teatro, artesanato, pesquisa e outras manifestações em parceria com Coletivos e Instituições Culturais dando uma dinâmica às suas instalações com uma variada programação de ensaios e pequenas apresentações.

O canto coral também anima as mulheres da comunidade e, em breve, terá um registro vocal das cantigas, toeiras, ladainhas, incelências e peças de reisado nas vozes das brincantes, tendo como destaque as Mestras Edite, Lalá (in memoriam), Joza, dentre outras.

A SCAN acolhe e reverencia essas mulheres pelo heroísmo demonstrado por todas elas nas suas labutas diárias como arrima de família e seus saberes campesinos adquiridos na lida com a agricultura.

Em parceria com a gestão municipal e demais entidades parceiras, a referida instituição continua desenvolvendo ações de educação, formação cultural, musicalização e atividades de saúde, segurança alimentar e lazer.