Linha de VLT onde 3 pessoas da mesma família morreram já teve acidentes anteriores, em Fortaleza

A região onde ocorreu uma colisão entre um carro e o VLT, que deixou três pessoas da mesma família mortas, já teve registros de acidentes anteriores. O trecho, próximo à Avenida Borges de Melo, no Bairro Vila União, em Fortaleza, já foi cenário de reportagens do g1 e da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (15), quando a família voltava de uma praia.

Moradoras do bairro denunciaram que a sinalização no local não funciona de maneira adequada, o que aumenta o risco de acidentes. Uma mulher, que preferiu não ser identificada, mora próximo ao local do acidente desta quinta-feira, e revelou que não foi a primeira colisão que ela testemunhou.

“Falta sinalização, todo dia essa cancela dá defeito. Aí vêm ajeitar, mas no mesmo dia quebra de novo. A cancela baixa sozinha, quebra. Todo dia tem algum defeito. Às vezes, quando o metrô passa, não baixa a cancela. É altamente perigoso para quem passa e para quem mora aqui perto”, denunciou a mulher.

Outra moradora, que vive há dez anos no bairro, também reclamou da insegurança. Ela disse que passa pelo local todos os dias, pois está no caminho para a escola da neta. “Quando eu vou passar, presto muita atenção, porque não buzina, não baixa a cancela, não tem iluminação alertando. Não tem nada. É uma coisa muito séria”, reclamou a moradora.

Veja acidentes anteriores na mesma linha do VLT

Carro ficou destruído após se chocar com VLT em fevereiro de 2021; ninguém ficou ferido

VLT se chocou com carro-forte em setembro de 2017 e deixou três seguranças feridos

O Metrofor, órgão que controla o transporte de passageiros sobre trilhos no Ceará, disse trabalhar constantemente na manutenção das sinalizações eletrônicas existentes nas passagens de nível e alerta que os atos de vandalismo e os roubos de fios são os principais causadores de defeitos nos equipamentos.

Em relação à ocorrência registrada nesta quinta-feira, a equipe de segurança do Metrofor registrou o depoimento do condutor do VLT, que informou o funcionamento correto da sinalização no momento da travessia do carro.

Acidente

O carro envolvido em um acidente com VLT, nesta quinta-feira (15) em Fortaleza, ficou completamente destruído. Uma testemunha filmou o veículo sendo retirado do local por um reboque. Nas imagens, é possível ver que o carro ficou bastante danificado.

No veículo, estavam cinco pessoas. Dessas, três morreram: a mãe, a irmã e o filho de seis anos da motorista. Uma idosa também estava no carro, mas foi retirada com vida do veículo. A motorista também sobreviveu.

O acidente aconteceu por volta das 10h30 na avenida Borges de Melo, no bairro Aeroporto. Conforme testemunhas, o carro estava atravessando a linha férrea, momento no qual foi atingido e arrastado pelo VLT.

O carro tinha cinco passageiros: dois adultos, duas idosas e uma criança. Uma idosa, uma adulta e a criança tiveram o óbito constatado pelo Corpo de Bombeiros ainda no local. A outra idosa e a outra adulta, que dirigia o carro, foram retiradas do carro com vida.

Em nota, Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que é responsável pelo VLT, disse que o carro avançou a linha férrea no momento que o trem passava. A empresa também afirmou que “as sinalizações do local estavam em funcionamento no momento do acidente”.

A operação de resgate das vítimas foi encerrada às 13h12, com a retirada dos sobreviventes e dos mortos das ferragens do carro.

Vítimas são mãe, irmã e filho da motorista do veículo que colidiu com VLT, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Vítimas são mãe, irmã e filho da motorista do veículo que colidiu com VLT, em Fortaleza. — Foto: Reprodução

Fonte: G1 CE