IFCE abre 1.800 vagas de cursos técnicos em 18 cidades

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou, nesta segunda-feira (12), edital de seleção para mais de 1.800 vagas de cursos técnicos presenciais nas unidades de Acaraú, Aracati, Camocim, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá e Umirim.

A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes.

Há oportunidades para os seguintes cursos:

  • Automação Industrial
  • Edificações
  • Eletrotécnica
  • Manutenção
  • Suporte em Informática
  • Meio Ambiente
  • Segurança do Trabalho, e vários outros.

O edital abrange principalmente a modalidade subsequente de curso técnico, voltada para quem já concluiu o ensino médio. As vagas do campus Maracanaú, no entanto, são do tipo concomitante – categoria ofertada a quem está cursando o ensino médio tradicional e que, no contraturno, irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal.

As inscrições devem ser realizadas através do endereço eletrônico https://ifce.funetec.org/, até 25 de agosto, sem cobrança de taxa. Durante a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário on-line e enviar eletronicamente a documentação descrita no edital. Vale lembrar que a instituição reserva no mínimo 50% do total das vagas ofertadas por curso/turno/campus para egressos de escolas públicas.

Para mais detalhes sobre a reserva de vagas, documentação de inscrição, datas previstas para o início das aulas em cada unidade e outras informações, consulte o edital e seus anexos.

Seleção também na capital

O IFCE também tem inscrições abertas para o campus de Fortaleza, com 430 vagas distribuídas em 13 cursos. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até 22 de agosto no site da Funetec.

A taxa de inscrição custa R$ 50,00. Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal têm direito à isenção da taxa. A solicitação da isenção deve ser feita na área do candidato até esta terça, 13 de agosto, clicando em “Requerimento de isenção” e informando o Número de Identificação Social (NIS) do candidato.

São ofertados na modalidade subsequente os cursos de edificações, eletrotécnica, guia de turismo, instrumento musical, manutenção automotiva, mecânica industrial e segurança do trabalho. Já para o integrado ao ensino médio, há vagas para edificações, eletrotécnica, informática, mecânica industrial, química e telecomunicações.

A seleção ocorrerá por meio de prova de conhecimentos gerais e de redação a ser aplicada no dia 8 de setembro. O início das aulas está previsto para 16 de outubro.

Fonte: G1 CE