Nesta segunda-feira (5), terminou o prazo para as convenções partidárias oficializarem candidaturas, nas eleições municipais deste ano. Sendo assim, a disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte terá apenas três nomes para a preferência do eleitorado.
O número de candidatos ao cargo de prefeito na cidade é o menor registrado desde 2012. Para o pleito de outubro, foram homologados o deputado estadual Fernando Santana (PT), Glêdson Bezerra (Podemos) e Sued Carvalho (UP).
A federação PSOL-Rede, que tinha Germano Lima como pré-candidato a prefeito, decidiu, em convenção realizada nesta segunda-feira, lançar apenas candidaturas a vereador e manter-se neutra quanto à eleição para a prefeitura.
Com isso, a quantidade de registros de candidaturas em 2024 poderá ser igual a 12 anos atrás, quando Raimundo Macêdo (MDB) venceu Manoel Santana (PT) e Demontieux Fernandes (PSOL), na disputa pelo executivo municipal.
Em 2016, Juazeiro do Norte registrou o maior número de candidaturas a prefeito da sua história política. Foram 8 candidatos que formalizaram o registro no TSE. Naquela eleição, Arnon Bezerra (então no PTB, hoje no PSB) foi vitorioso.
Já em 2020, cinco nomes foram para a disputa eleitoral, sendo Glêdson Bezerra escolhido pela maioria dos eleitores.
Eleições 2024 Apoio: vestibular 2024.2 da faculdade @fameccariri ; Construindo Novas Histórias