Iniciativa foi lançada pela ministra das Mulheres e a vice-governadora neste domingo (25), na Arena Castelão
Neste domingo (25), a Arena Castelão, em Fortaleza, foi palco da campanha de conscientização #EuLigo 180, lançada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres. A campanha tem a parceria do Ministério das Mulheres, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Cearense de Futebol (FCF) e dos clubes Fortaleza e Ceará, além de Corinthians e Novorizontino. Estiveram presentes a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, entre outras autoridades.
O lançamento ocorreu no jogo Fortaleza x Corinthians, válido pela série A do Campeonato Brasileiro. A campanha, que também terá continuidade nesta segunda-feira (26), durante o Ceará x Novorizontino, partida da série B, promove a conscientização para prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Nesse sentido, Jade Romero anunciou a estadualização da Central de Atendimento às Mulheres, o 180.
“O número 180 é para orientação, para denúncia. Hoje, a gente assinou aqui a estadualização desse número. Isso quer dizer que aquelas mulheres que precisarem de orientação, fazer uma denúncia, vão ser encaminhadas diretamente para uma central em nosso estado, e serão encaminhadas também para a nossa rede de proteção”, explicou Jade Romero.
A rede de proteção conta com a integração de equipamentos federais, estaduais e municipais, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, Casas da Mulher Cearense e as Delegacias de Defesa da Mulher. Os órgãos de Segurança Pública, o Poder Judiciário e o Ministério Público do Ceará são partes fundamentais dessa rede. “O Ceará conta com 21 Casas da Mulher, entre as estaduais e as municipais, além de 12 Salas Lilás para o atendimento às mulheres em situação de violência”, acrescentou a vice-governadora.
Antes da assinatura, a vice-governadora e a ministra das Mulheres também visitaram uma unidade móvel da Casa da Mulher Cearense, equipamento da Secretaria das Mulheres do Ceará. Cida Gonçalves destacou o simbolismo de ações como o #EuLigo e Feminicídio Zero dentro do Agosto Lilás.
Na oportunidade, Fortaleza e Corinthians entraram em campo com o patch do Feminicidio Zero. “Nós estamos no aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. Maria da Penha que é daqui do Ceará, de Fortaleza. Nós estamos aqui, no espaço do futebol, porque precisamos que os homens estejam com a gente nessa luta. Nós estamos com 11 times na campanha Feminicídio Zero, estamos com a CBF, estamos com o Brasil inteiro mobilizado”, reforçou a ministra.
A Secretaria das Mulheres também disponibiliza o Ônibus Lilás em dias de jogos no Castelão. A unidade dispõe de uma equipe especializada em atendimento biopsicossocial e assistência jurídica. O serviço é integrado por psicóloga, assistente social e advogada especialista em advocacia feminista preventiva, resolutiva e mediação de conflitos.
A estudante Eduarda Elpídio, 17, aproveitou para conhecer a unidade móvel. Para ela, é fundamental a união coletiva para o Brasil superar o histórico de violência. “O Brasil é o quinto no ranking mundial dos países que têm mais feminicídio. É uma pauta que precisa ser falada”, pontuou.
#EuLigo
A campanha do Governo do Ceará sinalizou a Arena Castelão diversos espaços da Arena neste domingo, incluindo adesivos na cobertura dos bancos de reserva do time da casa e visitante, além das bandeiras da campanha no escanteio.
O estádio de futebol é uma praça esportiva que mobiliza pessoas de todas as idades e classes sociais em prol da paixão pelo futebol. O intuito é chamar a atenção para a luta contra a violência de gênero, sensibilizando homens e mulheres sobre a importância de denunciar e combater todo tipo de violência.
“O Ceará é o estado com menor taxa de feminicídio no Brasil, mas a determinação é que a gente siga de maneira para combater todo tipo de violência. Nosso objetivo é chegar ao feminicídio zero”, concluiu Jade Romero.
A torcida do Fortaleza subiu um mosaico em alusão à campanha nos setores centrais da arquibancada. A CBF também disponibilizou espaço em seus painéis de LED.