No Crato, Cogerh promove seminário sobre Desafios na Gestão dos Sistemas Aquíferos

A Cogerh, por meio da Gerência de Projetos, promove, no próximo dia 2 de agosto (sexta-feira), o seminário “Águas Subterrâneas na Bacia do Araripe: Desafios na Gestão dos Sistemas Aquíferos“, no GeoPark Araripe, no município do Crato.

A demanda por água nas regiões do Cariri e Chapada do Apodi vem aumentando consideravelmente em função do aumento populacional e do desenvolvimento econômico e social associado à expansão agrícola.

Por isso, a Companhia mantém programas de monitoramento hidrológico, especialmente das águas subterrâneas, visando conhecer melhor suas reservas hídricas e as possíveis interferências ocasionadas pelas ações humanas.

No seminário, serão apresentados os resultados dos estudos acerca dos monitoramentos qualitativos dos aquíferos da região do Cariri feitos desde 2009, em parceria com a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas do Serviço Geológico do Brasil.

Veja a programação completa abaixo

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Cogerh.

Sobre o monitoramento

Em convênio com a UNESP/FUNEP – Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho/Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão, a Cogerh realiza um programa de monitoramento de isótopos ambientais, ferramenta importante que traça a movimentação da água, possibilitando a identificação de sua origem e dos seus tempos de residência.

Atualmente, são monitorados 24 poços na Bacia do Araripe, que estão localizados em Abaiara, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha e Porteiras.