Bombeiros Militares resgatam vaca de fossa séptica em Maranguape

Bombeiros militares de Maracanaú resgataram uma vaca de 400 kg que caiu em uma fossa séptica. Pela complexidade do resgate, duas guarnições trabalharam em conjunto, o salvamento 3 e a guarnição de combate a incêndio, ambas da 1ª Companhia do 2º Batalhão. A ação aconteceu nessa terça-feira (16), em Maranguape.

Prontamente, o socorro se deslocou para o endereço, levando consigo um tripé. Enquanto o salvamento 3 montou um sistema de multiplicação de força para o resgate do animal. Ainda assim, apesar do peso da vaca, da dificuldade de acesso e do risco de desabamento da laje da fossa, com apoio de populares, o resgate foi um sucesso. Ou seja, o proprietário emocionado recebeu seu animal sem lesões aparentes.

Prevenção

Embora o desfecho tenha sido positivo, a prevenção é sempre a melhor estratégia. Portanto, proprietários de animais de grande porte devem adotar medidas de segurança. Algumas delas incluem inspeções regulares, manutenção de cercas e portões, sinalização de buracos e de áreas durante obras.

Em resumo, o comandante do 2º BBM, o tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, ressaltou a importância deste tipo de operação. “O resgate exemplifica a ampla gama de serviços oferecidos à comunidade. Além disso, demonstra o alto nível de preparo e dedicação dos bombeiros militares”, ressaltou o oficial.

Balanço

Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento de 4,95% no número de animais resgatados entre janeiro e junho de 2024, em comparação com o período homólogo. Nos primeiros seis meses deste ano, foram resgatados 6322 animais em todo o estado, contra 6024 em 2023. Este aumento reflete a crescente interação entre humanos e fauna local, exigindo maior atenção e medidas preventivas.

Fonte: CBMCE