O período de alta estação traz um aumento significativo na oferta de empregos temporários em todo o Brasil, e no Ceará não é diferente. O setor de bares e restaurantes se destaca como um dos maiores empregadores desse tipo de mão de obra.
A chegada das férias impulsionou a criação de vagas temporárias de emprego em todo o país. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, foram criados 598 mil postos entre abril e junho, e a previsão é de mais 645 mil até setembro.
No Ceará, estima-se que aproximadamente 800 vagas serão abertas apenas no setor de bares e restaurantes durante este período de alta estação, com as oportunidades concentradas principalmente no atendimento ao público. Um restaurante na Parquelândia, por exemplo, aumentou seu quadro de funcionários em 15% em julho.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará afirma que há uma grande carência de mão de obra no setor, tornando o mercado mais inclusivo. “Existem vagas de todo tipo para quem quer começar a trabalhar ou mudar de emprego, até para pessoas mais velhas que acham que já não estão mais disponíveis para o mercado. A gente treina, capacita; o que precisamos é de vontade de trabalhar, oportunidade não falta”, afirma o presidente, Thiago Righetto.
Além do setor de bares e restaurantes, o Idetecine também oferece vagas em outros segmentos da economia. De maio a julho de 2024, a rede de atendimento captou aproximadamente 18 mil vagas, das quais 966 são temporárias.
De emprego temporário a vaga fixa
A importância das vagas temporárias reside na possibilidade de serem uma porta de entrada para uma oportunidade mais concreta e definitiva no mercado de trabalho. Transformar uma vaga temporária em efetiva requer comprometimento e força de vontade, características que garantiram a contratação do garçom Nicolas há dois anos.
“Foi algo inovador para mim. É uma área que nunca pensei em trabalhar, mas tive a coragem de me aventurar. Foi uma virada de chave na minha vida. Dá para arranjar um dinheirinho, graças a Deus dá sim”, relata Nicolas.
Fonte: G1 CE