Ceará lança manual de atendimento médico a mulheres e crianças vítimas de violência

O Governo do Ceará lançou nesta quarta-feira, 19, o Manual do Cuidado à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência. Elaborado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o guia tem como objetivo auxiliar os profissionais da saúde em relação aos procedimentos de cuidado a vítimas, por exemplo, de abusos físicos e sexuais. O Manual já está disponível e pode ser acessado de forma gratuita.

Para oficializar o lançamento do Manual, uma cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), órgão de administração do Ministério Público do Ceará (MPCE), no bairro Cambeba, em Fortaleza. Na ocasião, a secretária de Saúde do Estado, Dra. Tânia Coelho, deu mais detalhes sobre a proposta do documento.

“Os profissionais devem estar cientes dos procedimentos profiláticos [evitar doenças] que devem ser realizados. Além disso, não se trata apenas de atendimento de saúde, mas também de orientação social e psicológica. Acima de tudo, é essencial saber acolher as vítimas”, pontuou a gestora. O Manual conta com nove capítulos e um total de 66 páginas.

Confira o documento:

Clique aqui para baixar o PDF.

Além de unidades hospitalares e ambulatoriais, a iniciativa foi elaborada em parceria com a Secretaria das Mulheres, Secretaria de Direitos Humanos, além do Ministério Público do Ceará (MPCE). A secretária de Direitos Humanos do Estado, Socorro França, também comentou sobre os benefícios do Manual: “Me alegro em ver um projeto como este. Uma política pública no que diz respeito ao acolhimento a essas vítimas, para que elas sejam assistidas com a especificidade que esse atendimento necessita”.

Fonte: Jornal O POVO/Lara Vieira