Um equipamento cultural de grande relevância para as tradições religiosas da população sertaneja e para o turismo regional está próximo de ser entregue no município de Canindé. São as obras de revitalização do entorno do monumento de São Francisco.
A partir da conclusão, os canindeenses, romeiros e turistas vão contar com um centro comercial de 1,86 mil m², integrado com restaurante, lanchonete e cerca de 60 quiosques, um passeio principal pavimentado em piso intertravado, uma via de acesso secundária asfaltada para veículos de grande porte, além de novas calçadas, rampas e escadarias cercando a base da estátua de São Francisco, que compõem o chamado Caminho de Assis.
Aproximadamente R$ 12,9 milhões estão sendo aplicados no empreendimento, restando pouco mais 10% de serviços a serem executados, entre polimento de pisos, pintura, acabamentos, sinalização e paisagismo do espaço. O resultado será uma ampla área urbanizada e iluminada, proporcionando conforto e segurança aos visitantes.
“Estamos fazendo melhorias para tornar este ponto mais importante e atrativo, como a praça com calçamento e iluminação novos, portões, gradil, pergolados e canteiros verdes, restaurante e lojas, fora os novos acessos que organizam o trânsito nos locais de visitação. Isso tudo não apenas gera renda para a cidade que já é marcada por um forte turismo religioso, como também oferece diferentes opções de lazer às famílias que moram ali”, comenta o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
Projetada para receber o grande volume de fiéis que todos os anos visitam Canindé, a nova estrutura promove o desenvolvimento socioeconômico da região, ao passo que valoriza o patrimônio cultural e religioso do município, com destaque para a Basílica e Santuário de São Francisco das Chagas.
Em 2019, o Governo do Ceará já havia entregue a requalificação do Corredor Religioso de Canindé, formado pela Via Processional, Via Iluminada e Praça Matriz, onde se localiza a basílica.
Outros monumentos em construção
Para expressar sua religiosidade através de festividades e celebrações, a população do Interior cearense vem sendo beneficiada com uma série de melhorias infraestruturais, de forma a comportar o grande movimento de pessoas pelos centros religiosos do estado.
É o caso das obras que atualmente ocorrem nos monumentos de Santo Antônio e da Beata Benigna, nos municípios de Caridade e Santana do Cariri, respectivamente. Os investimentos para os complexos de São Francisco, Santo Antônio e Beata Benigna juntos somam algo em torno de R$ 40 milhões aplicados pelo Governo do Ceará.
Fonte: SOP/Airton Lima