Por Leonardo Henrique
Ex-candidata ao Senado pelo Ceará, nas últimas eleições estaduais, a advogada Kamila Cardoso deve deixar o partido Avante e ingressar no União Brasil, no próximo mês, para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Fortaleza, em outubro.
Quem anunciou a nova filiação foi o presidente estadual do União Brasil e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner, além da presidente municipal da sigla na capital, a deputada federal Dayanny Bittencourt, esposa de Wagner.
Com a filiação e, consequentemente, a candidatura de Kamila, o União Brasil pretende expandir seu espaço no legislativo fortalezense. Atualmente, apenas dois vereadores representam o partido na Câmara Municipal.
Kamila disputou o Senado em 2022, obtendo 26,22%, pouco mais de 1,2 milhão de votos, mas ficou atrás de Camilo Santana (PT), que venceu com quase 70%, o que representou mais de 3 milhões de votos.
Em 2020, ela foi candidata a vice-prefeita de Fortaleza na chapa de Capitão Wagner, mas a dupla terminou derrotada em segundo turno por José Sarto (PDT), atual prefeito. Em 2024, Wagner tentará, pela terceira vez, chegar ao Paço da capital.