Por Agência News Cariri
O restaurante Baião.com se pronunciou, através de nota oficial, sobre a situação de racismo praticada por uma mulher, na cidade do Crato, nesta segunda-feira (12).
A acusada, que estava no restaurante na companhia de um suposto amigo e da filha, chamou outra mulher de “negrinha” e proferiu outras ofensas racistas. Ticiane Pereira, que estava no local com familiares, ouviu as ofensas e chamou a polícia. Segundo ela, o estabelecimento foi omisso na situação.
O Baião.com informou que repudia “veementemente qualquer forma de discriminação racial ou qualquer outro ato ilícito não condizente com as normas de convivência social”.
“Lamentamos profundamente pelo desconforto causado aos demais clientes presentes e à nossa equipe. Entendemos que situações como essa não condizem com os padrões de convivência que buscamos proporcionar”, disse o restaurante, no comunicado.
O estabelecimento afirmou que vai colaborar com as autoridades para evidenciar a situação e adotar as providências. “Discriminação não tem lugar em nossa sociedade e certamente não será tolerada em nosso estabelecimento”, afirma o Baião.com.
A acusada pelo crime de racismo chegou a ser presa, mas foi solta nesta terça-feira (13), após audiência de custódia. Ela não poderá frequentar o restaurante pelos próximos seis meses, nem se ausentar da cidade do Crato, para que a Justiça a localize facilmente, sempre que necessário.
Confira a íntegra da nota do restaurante Baião.com:
Diante dos recentes relatos de um incidente de injúria racial ocorrido em nosso restaurante, queremos esclarecer de forma enfática que repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação racial ou qualquer outro ato ilícito não condizente com as normas de convivência social.
Queremos expressar nossa mais profunda solidariedade diante da lamentável situação sofrida por uma cliente em nosso restaurante em razão da conduta perpetrada por outra cliente que estava em uma mesa ao lado.
Lamentamos profundamente pelo desconforto causado aos demais clientes presentes e à nossa equipe. Entendemos que situações como essa não condizem com os padrões de convivência que buscamos proporcionar. Estamos colaborando com as autoridades competentes para esclarecer os fatos e tomar as providências necessárias.
Discriminação não tem lugar em nossa sociedade e certamente não será tolerada em nosso estabelecimento. Nosso estabelecimento tem o compromisso inabalável de proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os clientes.
Lamentamos profundamente o ocorrido. A igualdade e o respeito são valores fundamentais para nós, e faremos todo o possível para garantir que nosso restaurante seja um espaço livre de discriminação.
Agradecemos pela compreensão e reiteramos nosso compromisso com a diversidade, inclusão e justiça.