Por Leonardo Henrique
O líder do governo federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), participou, nesta quarta-feira (10), de uma audiência no Vaticano com o Papa Francisco.
Guimarães faz parte da delegação do Partido dos Trabalhadores, que está em Roma, na Itália, na qual também estão presentes outros deputados e lideranças da sigla.
O parlamentar disse que, no encontro com o papa, pediu celeridade no processo para o padre Cícero Romão Batista ser reconhecido como santo pela Igreja Católica.
“Há 10 anos, como líder do governo da presidenta Dilma, entreguei ao papa as relíquias do Padre Cícero Romão. Hoje, volto ao Vaticano para pedir bênçãos aos irmãos cearenses e reforçar o apelo para que a Igreja Católica acelere o processo de canonização do Padre Cícero”, disse Guimarães.
Atualmente, está em curso o processo de beatificação, que antecede a possível canonização do padre Cícero. Nesta fase, são recolhidos dados, documentos e relatos de milagres que atestem a condição de santidade. Este processo foi aberto, oficialmente, em novembro de 2022, e está sob a responsabilidade da Diocese de Crato.
A delegação de Guimarães e do PT também se encontrou, em Roma, com autoridades diplomáticas, na busca de fortalecer parcerias com o Brasil e o Ceará. Segundo Guimarães, os italianos estão interessados em investir na produção de energia verde no estado.