Por Leonardo Henrique
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quarta-feira (20), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu a continuidade do concurso público para a Polícia Militar estadual.
No início do mês, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do certame, que limitava o número de vagas para mulheres em 15%. O Governo do Ceará, no entanto, se comprometeu a extinguir o percentual mínimo. Elmano afirmou que, em 2024, cerca de mil policiais serão chamados.
“Acabam de me informar que o STF despachou, neste momento, favorável ao Estado do Ceará para que o concurso prossiga. Nós estaremos convocando todos para a nossa turma de formação”, disse o governador.
O pedido de suspensão havia sido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a exemplo de outras solicitações em concursos de outros estados que, igualmente, apresentavam número limitado de vagas às mulheres. Logo após a decisão, o Governo do Ceará, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), impetrou recurso para garantir a continuidade do processo seletivo.